segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Short Selling

O short selling é uma ferramenta que permite aos investidores beneficiar das quedas nos mercados. Esta opção permite a venda de títulos que o investidor não tenha em carteira, para posteriormente os comprar a um preço inferior, com as mais valias a resultar da diferença entre o preço de venda inicial e o preço de compra final.
Muitas noticias tem surgido acusando o "short selling"
de ser um causador de quedas nas acçoes, surgindo no passado dia 3 a notícia "Proibição de short-selling trava queda das acções da banca". Como se pode ver no short selling, tal como nas transacções "normais", existe uma operação de compra e de venda, apesar da sua ordem estar invertida. A grande diferença está na abertura e fecho de posições, em que no caso do short selling, uma abertura de posições causa uma pressão vendedora e um fecho de posições causa uma pressão compradora. Com a proibição do short selling estão a obrigar os investidores a fecharem as suas posições, e consequentemente a provocar uma pressão compradora de acções que vai levar à subida das suas cotações. Mas esta subida não tem consistência, sendo de apenas um dia ou dois, servindo apenas na minha opinião para iludir os accionistas.
Não será com esta proibição que se vai inverter a tendência do mercado, muito menos em Portugal, onde a prática de short selling é quase inexistente ou resume-se a
penas a short selling intraday, tendo os investidores que abrir e fechar posições na mesma sessão.
Quando os mercados sobem, as culpas não são atribuídas a ninguém, mas quando estão a descer existe sempre muito por onde atribuir culpas...

Depois de uma subida vem sempre uma descida. É assim o ciclo dos mercados e ninguém o consegue alterar por mais que tente.

Após sondagem efectuada no blog sobre o uso de short selling, os resultados foram os seguintes:
Estes resultados comprovam a quase inexistência do uso de short selling em Portugal, tal como foi referido anteriormente.


0 comentários: