segunda-feira, 17 de maio de 2010

Renováveis em mau Caminho

|0 comentários
A EDP Renováveis tem sido uma das empresas com pior prestação, dentro do índice Psi-20, durante as ultimas semanas. Desde o início de Maio, quando as fortes quedas começaram na bolsa nacional, a EDP Renováveis tem-se mantido algo discreta, com movimentos de menor amplitude e consequentemente uma menor volatilidade. Isto deve-se principalmente ao movimento da cotação anterior ao início desta instabilidade. Quando a EDP Renováveis, em Setembro de 2009, andou a negociar perto dos seus máximos históricos quebrou a sua tendência ascendente e começou a traçar um caminho descendente que se mantém ainda. Desde esse momento a cotação da empresa já caiu 40% enquanto que o principal índice da bolsa nacional apenas desvalorizou 14%.

Os resultados da EDP Renováveis também não ajudaram para inverter a sua situação. No primeiro trimestre do ano os lucros da empresa caíram 15% face ao período homólogo de 2009, situação que foi justificada pela empresa com o aumento dos custos financeiros motivados pela sua forte expansão. A justificação aplica-se quando se olha para o aumento de 20% do EBITDA e de 26% nas receitas da empresa.

A tendência de curto e médio prazo é claramente de descida e entradas longas neste título têm um risco bastante elevado face à probabilidade de subidas no curto-prazo. Não existem suportes para a cotação abaixo dos valores de negociação de hoje e a primeira resistência encontra-se na zona dos 5,65€.