quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Santander, onde comprar

O banco Santander foi criado no século XIX, na cidade que lhe deu o nome, em Espanha. A partir daí o banco nunca parou de crescer, tendo passado de um banco regional, para um banco nacional e nos dias de hoje é já um dos maiores 10 bancos mundiais. Em Portugal o banco tem o nome de Santander Totta, por resultar de uma fusão entre o Banco Santander, o Banco Totta & Açores e o Crédito Perdial Português.

Com a globalização do banco, torna-se possível adquirir acções deste em diversas praças mundiais. Mas o que faz um investidor adquirir acções do banco Santander fora de Portugal?
Podemos adquirir acções do banco Santander em praticamente todos os países onde este possui uma grande implementação, como Chile, Colômbia, Argentina, México, Brasil, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal e claro Espanha.
As acções do banco negociadas no Psi Geral em Portugal, não mostram interesse ao investidor normal, em muito devido ao fraco volume de títulos transaccionados por dia, numa média de 20000 títulos (aproximadamente 135000€). A fraca visibilidade que o índice Psi Geral tem no mercado Português, e o facto de a nossa bolsa ser muita pequena em comparação com as principais bolsas Europeias, também leva os investidores para outros mercados.
A grande vantagem de adquirir o título na bolsa Portuguesa, é conseguir assim um mais fácil acompanhamento do mesmo, ao nível da informação disponibilizada em Portugal. Mas mesmo essa informação é muito escassa, resultando numa vantagem quase nula. As menores comissões que os bancos disponibilizam a negócios realizados com acções da praça Portuguesa, também é outro dos aliciantes a comprar por cá.
Mas analisando as acções do Santander do outro lado da fronteira, a diferença pode ser uma mais valia. Cotadas no IBEX35, as acções do banco negoceiam com um volume que em nada tem a ver com o volume em Portugal. A média superior a 90 milhões de acções transaccionadas ( mais de 600 milhões de euros), assegura a liquidez do mercados, não dando qualquer tipo de problemas aos investidores na hora de comprar ou vender. A forte visibilidade que o banco tem na bolsa Espanhola, faz com que a maioria das notícias, e dados que se encontram sobre o Santander em bolsa, sejam da praça vizinha.
Também a prestação do banco na bolsa Espanhola tem sido melhor que na bolsa Portuguesa. No ultimo ano as acções do Santander cotadas no IBEX35 perderam 48,28%, enquanto que cotadas no Psi Geral perderam 49,13%. Uma das causas poderá ser o índice espanhol "apenas" ter desvalorizado cerca de 40% no último ano, face a 50% do Psi Geral. No dia de hoje o cenário foi semelhante, com o banco a valorizar 0,15% na praça Espanhola, ficando-se em Portugal por uns -1,03%.

Tecnicamente o Santander apresenta um cenário semelhante tanto em Portugal como em Espanha, estando no fim da segunda semana de correcção, das fortes quedas que tem registado nos últimos meses. Apesar de ter subido mais de 15% nas ultimas duas semanas, neste momento a cotação do Banco poderá estar sobre uma resistência nos 6,92€, que poderá ditar o fim da subida e a continuação da tendência de médio/longo prazo de queda.

- Cotações do Santander no IBEX35

- Cotações do Santander no Psi Geral

0 comentários: