sábado, 22 de dezembro de 2007

Resultados da Semana

|0 comentários

Esta semana fechou em terreno positivo, com o PSI-20 a subir 0,83%, seguindo a tendência na Europa, sobretudo devido aos ganhos da Galp Energia. Destacam-se a ganhar esta semana, as acções da Grão Pará, Papelaria Fernandes e SAG, respectivamente com ganhos de 50%, 13,33% e 10%. Logo de seguida vem a Galp com o melhor ganho do PSI-20, 9,93%. Com maiores quedas temos a Pararede, Lisgráfica e Europac, respectivamente com -11,11%, -9,09% e -8,22%. A empresa que mais perdeu no PSI-20 foi a Sonae Industria, com uma perda de -6,48%.


Em seguida é apresentado um ficheiro com as variações da semana de todas as cotadas no PSI-Geral.

Download





sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Nova descoberta de petróleo no Pré-Sal da Bacia de Santos

|0 comentários

" Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Galp Energia, SGPS,
S.A. (“Galp Energia”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
O Consórcio formado pela Petrobras e pela Galp Energia, para exploração do bloco BM-S-21, em águas profundas
da Bacia de Santos, anunciou hoje que o poço Caramba comprovou a ocorrência de uma jazida de petróleo leve
no pré-sal da Bacia de Santos. O poço de exploração está localizado a 280 km da costa do Estado de São Paulo,
numa lâmina de água de 2.234 metros. A profundidade final do poço foi 5.350 metros.
A descoberta foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”), conforme
determina a legislação vigente, a qual foi comprovada através de indícios de petróleo e interpretação de perfis,
em reservatórios localizados em profundidade de cerca de 5.000 metros. O poço não foi testado por questões
operacionais e de logística.
A Galp Energia tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-S-21, cabendo 80% à Petrobras
(operadora).
Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três
blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-11 (10%) e BM-S-24 (20%). " (in Comunicado Galp Energia)


Com uma subida de 164,13% no ultimo ano, as cotações da Galp na Bolsa não param de subir. Hoje a Galp já conta com uma subida superior a 3%, registando um máximo historico nos 17,64 euros, muito em parte devido às noticias da descoberta de mais um poço de petróleo, apesar de ainda não se conhecerem pormenores.
Com os analistas a atribuírem um preço alvo (médio) de 15,78 euros, em que Credit Suisse se apresenta com a mais optimista a apresentar um preço alvo de 18 euros e uma recomendação de "Outperform" , será que a Galp ainda tem mais espaço de subida, com mais descobertas de petróleo, e novos acordos para exploração e produção?




quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Comprar Pararede?

|2 comentários

Desde o máximo histórico de 10,25 euros, após a entrada em bolsa no ano de 1999, as cotações em bolsa da Pararede não tem parado de cair. Com a sua cotação abaixo de 1 euro, muitos investidores aproveitam as pequenas variações de preço destas acções para se traduzirem em grandes ganho pessoais. Apesar da sua variação no último ano de -27,27%, estes títulos são dos mais transaccionados na bolsa Portuguesa diariamente.

Será que estará na altura de comprar acções da Pararede, após os responsáveis da empresa anunciarem um aumento de lucros no último trimestre, e a empresa anunciar um plano de consolidação de activos complementares ao negócio, mesmo sabendo que a empresa apresenta um potencial de falência apreciável( 1,58 em Z-Score " http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/zscore.htm ") ?

Psi-20 em queda

|0 comentários
" A bolsa portuguesa fechou em queda, em linha com as congéneres europeias, com os pesos-pesados da praça nacional a pressionarem o índice. O PSI-20 caiu 0,59% num dia em que a Ren e a Impresa contrariaram a tendência negativa da sessão.
O PSI-20 desceu para os 13.014,51 pontos, com 14 títulos em queda, dois em alta e quatro estáveis. Os principais índices europeus encerraram em baixa no dia em que a Morgan Stanley, segunda maior casa de investimento de Wall Street, anunciou um prejuízo de 3,56 mil milhões de dólares no quarto trimestre de 2007.
Em Portugal, a Galp Energia continuou o movimento de correcção iniciado na sessão de terça-feira e desceu 0,30% para os 16,62 euros, após ter beneficiado das expectativas de novas descobertas petrolíferas em Tupi.
As Energias de Portugal perdeu 1,53% para os 4,51 euros, pressionada pela revisão em baixa da recomendação do Citigroup de "comprar" para "manter", deixando inalterado o preço-alvo nos 4,60 euros. Depois do fecho a eléctrica nacional anunciou uma aquisição na Polónia no negócio das energias renováveis.
A Portugal Telecom inverteu para terreno negativo e perdeu 0,43% para os 9,18 euros. Nos títulos da banca, todos contribuíram para as perdas. O BPI cedeu 0,74% para os 5,38 euros, o BCP desceu 0,67% para os 2,97 euros, o BES caiu 0,32% para os 15,40 euros.
A REN e a Impresa travaram maiores perdas e subiram, respectivamente, 0,82% para os 3,70 euros e 0,45% para os 2,22 euros.
A Brisa que, anunciou que vai ceder uma carteira de créditos futuros à sociedade de titularização de créditos Tagus, correspondentes a taxas de portagem a cobrar nas auto-estradas de que é concessionária, no valor de 400 milhões de euros, desvalorizou 0,10% para os 10,06 euros.
Fora do PSI-20, a Pararede fechou inalterada nos 0,17 euros, depois de ter fixado um mínimo desde Junho de 2003 nos 0,16 euros, enquanto as acções da Benfica SAD subiram 0,81% para os 2,48 euros e fixaram um mínimo histórico nos 2,40 euros. A SAG, que paga a partir de hoje o dividendo intercalar, avançou 3,51% para os 2,95 euros, um máximo desde Março de 2000."

(in Jornal de Negócios)

Apresentação

|0 comentários
Criei este blog a pensar nos milhares de Portugueses que andam desesperados à procura das melhores acções na bolsa, que anseiam ganhar fortunas na bolsa , mas que por vezes não fazem as melhores apostas.
Por isso vamos todos contribuir com comentários aos posts que aqui vão ser publicados de modo a partilhar opiniões, e assim ficarmos todos a ganhar!
Também iram ser lançados passatempos e jogos de bolsa para todos participarem e apostarem
.