sexta-feira, 2 de abril de 2010

-4,43% no Primeiro Trimestre

|0 comentários
O primeiro trimestre de 2010 já passou e a bolsa nacional não conseguiu obter uma prestação positiva. Durante estes 3 primeiros meses o Psi-20 obteve uma desvalorização de 4,43% em linha com as praças Espanhola e Grega, devido aos receios de deterioração económica causados pelos elevados valores de divida publica apresentados. O índice Espanhol foi mesmo o mais penalizado com uma queda superior a 9% durante o primeiro trimestre. As restantes praças Europeias obtiveram prestações positivas com destaque para a bolsa Belga que conseguiu valorizar o seu principal índice mais de 5%.

O Psi-20 durante este período começou por subir até à zona de resistência nos 8900 pontos tendo depois corrigido com uma descida acentuada até aos 7300 pontos. Este forte movimento ultrapassou pela negativa o mínimo relativo anterior e uma zona de suporte, deixando os investidores com alguns receios quanto ao futuro andamento do índice. Uma subida algo tímida foi o movimento que se seguiu até à sessão de ontem, estando neste momento o Psi-20 a cotar perto dos 8200 pontos.
As duas zonas a ter em atenção nas próximas sessões são a importante resistência nos 8900 pontos e um ténue suporte nos 7900 pontos. A resistência no caso de ser ultrapassada dará um importante sinal de compra no médio e longo prazo, levando o índice a valores de 2008. A zona dos 7900 pontos deverá ser uma zona a ter em atenção, onde uma quebra deverá levar a uma atenção redobrada e uma possível mudança de estratégia.

terça-feira, 30 de março de 2010

Compra Galp e REN

|0 comentários
Hoje a carteira BolsaLisboa ficou com a totalidade do seu capital aplicado. Foram adquiridas 200 acções da Galp e 400 das Redes Energéticas Nacionais ao preço unitário respectivamente de 12,915€ e 3,08€.
Os títulos da REN foram adquiridos depois da cotação ter ultrapassado os máximos dos últimos 9 meses e ter quebrado o canal de negociação que vinha a ser feito. O "stop-loss" foi colocado ligeiramente abaixo dos anteriores máximos e o objectivo do negócio será atingir uma valorização de 5%, sendo assim um "trade conservador".
As acções da Galp estão com uma tendência de curto-prazo claramente ascendente e ultrapassaram os máximos relativos anteriores, o que deu uma boa indicação de entrada no título.