quinta-feira, 11 de março de 2010

Mais-Valias Tributadas em 20%

|0 comentários
O ministro da Finanças anunciou que a tributação sobre as mais-valias imobiliárias será aumentada dos actuais 10% para 20%. Esta medida vai entrar em vigor no próximo ano de 2011 para todos os contribuintes.
As mais valias obtidas a partir de acções detidas durante um período superior a 1 ano também vão ser taxadas, ao contrário do que vinha a ser feito até aqui, também com um valor de 20%.

Estas novas medidas vêm colocar Portugal dentro do que se pratica no resto da Europa em termos de taxas aplicadas ao investimento mobiliário. A diferença principal continua a ser a ausência de diferenciação entre investidores que obtêm elevados valores de mais-valias face a pequenos investidores que poucos capitais obtêm dessa forma.

terça-feira, 9 de março de 2010

Venda Galp

|0 comentários
As acções da Galp que estavam na posse da carteira do blog, foram vendidas hoje no início da sessão pela activação de um "stop-loss" nos 12,37€, "stop" este que foi colocado para não perder os lucros obtidos com a posição. Esta operação apesar de não estar prevista à partida foi feita porque os títulos da Galp negociaram bastante próximo do objectivo inicial e começaram a perder força no seu movimento ascendente, criando assim algum receio de perda dos lucros obtidos, o que levou à criação do "stop".

A posição foi fechada com uma valorização de 12,15% e uma mais valia para a carteira de 268€.

segunda-feira, 8 de março de 2010

23º Mês da Carteira BolsaLisboa

|0 comentários
Este foi mais um mês de ganhos para a carteira BolsaLisboa. As duas posições que a carteira detém, na Galp e na Sonae, estão positivas com ganhos respectivamente de 13,60% e 3,77%. No total do mês a carteira valorizou 2,64%, um valor inferior à valorização do Psi-20 de 7,84% e do Psi Geral de 7,02%. Esta diferença de valorizações é essencialmente explicada por apenas 49% do capital da carteira estar investido, o que faz com que 51% do capital tenham uma valorização de 0%, quebrando assim a valorização da carteira.