quarta-feira, 15 de abril de 2009

Beta

O beta é um indicador que mede a volatilidade de uma determinada acção em relação a um índice de mercado. Este indicador é importante para avaliar o comportamento de uma acção e definir relações risco/rentabilidade. Os movimentos que uma acção sofre devidos a causas externas à empresa, isto é factores que afectam todo o mercado, também podem ser analisados através do indicador Beta.
Quando uma acção da bolsa nacional tem uma correlação de 100% com o Psi-20, isto é tem variações exactamente iguais às variações do índice, esta apresenta um Beta=1 em relação ao Psi-20. Se a acção apresentar um Beta inferior a 1, então o titulo tende a ter variações inferiores às do Psi-20, mas se o Beta for superior a 1, as oscilações da acção serão superiores às do mercado.

Para um Beta superior a 1, quanto maior for mais agressivo vão ser as movimentações do titulo e maiores vão ser as suas variações. No caso de mercados com tendência principal ascendente, a aposta neste tipo de acções com maior risco, apresenta em geral melhores valorizações que o mercado.
Para um Beta inferior a 1, quanto menor for mais conservadores vão ser os títulos. Este tipo de acções são boas apostas para os investidores que querem estar dentro do mercado quando a tendência principal é de quedas, por que em geral as desvalorizações apresentadas por estes títulos são inferiores às do mercado.

Na bolsa nacional, as acções que apresentam um Beta mais próximo de 1 em relação ao Psi-20, são as que representam um maior peso no maior índice nacional, como a Portugal Telecom, o BCP e a EDP. Estes títulos como apresentam um grande peso no índice, individualmente superior a 10%, é normal que as suas variações influenciem bastante as variações do Psi-20, e assim apresentem uma grande correlação com este.
No Psi-20 o títulos mais conservadores, ou com um Beta menor são a Semapa, a Portucel e a Brisa, e por isso mesmo são muitas vezes denominados como títulos defensivos em épocas de quedas no mercado. As suas variações tendem a estar pouco relacionadas com o mercado, como mostram os seus betas de 0,651 0,67 e 0,768 respectivamente.
Pelo contrário os títulos mais agressivos do principal índice da bolsa nacional são a Altri, a SonaeIndustria e a Teixeira Duarte, com betas respectivamente de 1,384 1,254 e 1,248.
A Galp é uma boa surpresa nestes resultados porque apesar de apresentar um peso no Psi-20 de 12,54%, o seu beta é dos mais elevados com 1,214. Este valor deve-se à elevada volatilidade que acompanhou o título após a subida sustentada de mais de 300% até aos 19,50€.

Para os investidores que tem como estratégia principal uma aposta nas subidas do mercado a longo-prazo, uma análise ao beta antes de tomar uma decisão será o mais prudente, para com isto saber o que esperar das variações do titulo em relação ao mercado onde está inserido.

Gráfico de cotações da Semapa e do Psi-20

2 comentários:

  • Anónimo says:
    28 de maio de 2009 às 13:55

    Só gostaria de saber como calculo o indicador Beta!?!?!!?

  • Paulo Marques says:
    28 de maio de 2009 às 20:25

    A melhor forma de saber o indicador Beta para as várias empresas cotadas, é atravez da consulta em sites da especialidade como www.bloomberg.com

    Para saber como se calcula remeto-o para a este link onde poderá encontrar mais informação:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Beta_coefficient