segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mais Petróleo para a Galp

|0 comentários
Hoje foi anunciada mais uma descoberta de petróleo, por parte do consorcio da Petrobras e Galp, ao largo de Pontiguar. Esta descoberta vem no seguimento de uma serie de pequenas descobertas nos últimos meses, resultado da aposta realizada na sondagem e exploração ao largo das águas Brasileiras. A descoberta foi feita em 3 blocos, mas não existe qualquer garantia ou viabilidade da sua qualidade e exploração.

Com a instabilidade a imperar na bolsa nacional, e o receio de novas quedas no futuro próximo, o mercado não tem reagido a noticias como esta. Com a quantidade de noticias que têm surgido sobre novas descobertas de petróleo, o mercado já as tornou banais, e não mostra qualquer reacção como fica demonstrado no dia de hoje onde a Galp foi das empresas que mais perdeu dentro do Psi-20, com uma desvalorização de 2,18%.

Tecnicamente a Galp encontra-se dentro de um triângulo ascendente. Uma quebra da linha de tendência ascendente poderá ditar novos mínimos para a empresa, enquanto que uma quebra da resistência em torno dos 9€ dará um novo animo às cotações da empresa.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Acontecimentos da Próxima Semana

|2 comentários
Amanhã, dia 2 de Fevereiro, o Santander vai estar a cotar em ex-dividendo de 0,12294€, depois do anuncio de um resultado liquido no ano de 2008 superior a 8 mil milhões de euros, ainda assim inferior ao de 2007.
Os dia 3, 4,5 e 6 serão dias de anúncios de resultados para muitas grandes empresas estrangeiras, como a farmacêutica Merck e Roche, a petrolífera BP, o grupo Scania, Motorola e tecnológica Cisco.
Também com a entrada em ex-dividendo de muitas empresas no panorama internacional, será de esperar um pequeno recuo dos mercados durante a semana, como consequência directa.
No dia 5 (quinta-feira), haverá nova reunião do BCE e BoE, esperando-se a manutenção da taxa de juro na zona Euro nos 2%, enquanto que no Reino Unido espera-se uma diminuição da taxa de juro dos actuais 1,5% para 1%.