quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Constituição do Psi-20

|0 comentários
O Psi-20 é um índice ponderado, constituído por 20 empresas nacionais. O peso de cada uma das empresas no principal índice da bolsa nacional, após o mês de Outubro era:

PT

14,10%

BCP

12,48%

EDP

12,27%

BES

11,47%

Galp

11,15%

Brisa

7,10%

EDP Renováveis

5,79%

Jerónimo Martins

5,22%

Cimpor

3,49%

ZON

3,40%

BPI

2,83%

Sonae

2,80%

REN

1,56%

Portucel

1,44%

Semapa

1,22%

Mota-Engil

1,13%

Altri

0,78%

Teixeira Duarte

0,62%

Sonae Indústria

0,61%

Sonaecom

0,56%


A Portugal Telecom, o BCP e a EDP continual a ser o grande "pesos" do Psi-20, reflectindo-se nas variações que provocam no índice. Quando uma destas empresa tem um movimento significativo na sua cotação, ela arrasta consigo o Psi-20. Pelo contrário os movimentos da Sonaecom, Sonae Indústria e Teixeira Duarte, devido ao seu pouco peso no índice, têm uma influencia muito pequena nos seus movimentos.

No último ano a empresa que o seu peso no Psi-20 mais caiu, foi a EDP.À uma ano atrás ela tinha o maior peso no índice, mas com uma perda de -5,175%, agora ocupa o terceiro lugar. Outras empresas que também tiveram uma queda considerável no seu peso foram a Portugal Telecom e a Brisa, com uma queda respectivamente de -1,261% e -1,232%.
Pelo contrario as empresas que conseguiram ganhar posição no Psi-20, com uma variação superior a 1% foram o BES, a Galp e a EDP Renováveis, com aumentos de "peso" no índice de 1,857%, 3,511% e 1,264%, respectivamente.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Daytrading Representa 12,8% do Volume Transaccionado

|0 comentários
O daytrading é uma forma de fazer negociação nos mercados financeiros, que corresponde ao menor prazo de manutenção de uma posição aberta, a sessão diária. Assim os investidores que recorrem ao daytrading quando abrem uma posição no mercado, antes do final da sessão fecham essa mesma posição. Um exemplo prático será os investidores que compram acções num determinado dia e no mesmo dia vendem essas mesmas acções adquiridas. Assim os "daytraders" são caracterizados por não transitarem de dia ou sessão com posições abertas.

O peso do daytrading na quantidade transaccionada na Euronext Lisboa desceu 3% no 3º trimestre do ano, face ao período homólogo de 2008, estando agora nos 12,8%. Em termos de valor transaccionado a queda foi de 2,3% e neste caso o seu peso no valor total negociado é de 8,7%, representando quase 800 milhões de euros negociados no terceiro trimestre do ano.
Do valor total negociado em daytrading, 8,6% é feito por institucionais, muito longe dos 21,3% referentes ao período homólogo de 2008.

Esta é uma forma de negociação que requer bastante experiência, não só pela imprevisibilidade dos movimentos com o apertar do prazo de negociação e neste caso a difícil previsão de movimentos durante a sessão, como também pelo grande peso que as comissões de negociação podem ocupar nas mais valias obtidas, devido ao elevado numero de negócios. É por estas razões que o daytrading é praticado na sua maioria por profissionais, podendo ser comprovado pelos 90,4% que a utilização de carteiras alheias neste tipo de negociação, ocupa no valor total negociado.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

19º Mês da Carteira BolsaLisboa

|0 comentários
Ontem a carteira BolsaLisboa concluiu mais um mês de existência.
Este foi um mês caracterizado pelas muitas vendas de títulos e por uma desvalorização de 2,19% da carteira, face a uma queda de 3,32% no Psi-20 e de 3,16% no Psi Geral. Este resultado da carteira face à bolsa nacional deveu-se ao aumento da liquidez da carteira ao longo do mês, provocada pelas vendas que foram surgindo com as quedas nas bolsa Europeias.

Todos os títulos da carteira perderam valor durante o mês, mas ainda assim as acções da Galp e da EDP Renováveis foram vendidas com ganhos respectivamente de 7% e 0,5%. Também foi recebido o dividendo intercalar da Galp, no valor de 9,60€ líquidos, que contribuiu para este ganho.
Neste momento a carteira BolsaLisboa não possui qualquer título na sua constituição, devido a um mau desempenho no curto-prazo, por parte do principal índice da bolsa nacional. O Psi-20 quebrou o pequeno suporte de curto-prazo, na zona dos 8500 pontos, dando um sinal de fraqueza e indicando uma possível correcção às subidas recentes. Para proteger a carteira de uma eventual correcção e com receio que esta fosse mais prolongada, todos os títulos que a carteira possuía foram vendidos, independentemente dos motivos pela qual foram comprados ainda estarem validos.
Possivelmente durante o próximo mês haverá novos movimentos na carteira.



domingo, 8 de novembro de 2009

Acontecimentos da Próxima Semana

|1 comentários
As apresentações de resultados continuam a marcar as sessões dos mercados internacionais.
Na quarta-feira o BCP e a Galp vão divulgar os seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2008, após o fecho do mercado. Para a Galp os analistas esperam uma descida dos lucros na ordem dos 50%, para os 68 milhões de euros.
A Portugal Telecom divulga na quinta-feira os seus resultados que se esperam "sólidos" e positivos, para a operadora.
No ultimo dia da semana é divulgado o PIB Português, referente ao terceiro trimestre do ano.