sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crash semanal

Esta foi uma semana de fortes quedas em todas as bolsas mundiais.
O Psi20 recuou 19,81% e o Psi Geral recuou 19,84%, estando agora a negociar em valores de 2003. Nenhuma empresa do Psi20 conseguiu registar uma variação positiva, com a Sonaecom a ter a maior desvalorização com -30% e a Brisa a revelar-se como acção de refúgio em tempo de crise, com uma desvalorização de apenas -4,28%.
A EDPr, Sonae Industria, BES, BCP, BPI e REN estão a cotar em mínimos de 10 anos, a valores inferiores aos da última queda generalizada dos mercados entre 2000 e 2003. Isto mostra que praticamente todas as vendas que foram realizadas de acções destas empresas, foram feitas com os investidores a perder dinheiro, revelando um pouco o pânico e a falta de confiança que se vive actualmente nos mercados financeiros.

Apesar de não ter ocorrido nenhuma desvalorização superior a 20% nos principais mercados internacionais, esta semana pode-se considerar como o crash de 2008.
Para todos os investidores que neste momento pensam em reforçar posições com vista ao longo prazo, pensem que se tivessem feito o reforço na semana passada, como muitos fizeram, neste momento já estariam com potenciais perdas de 20%, e com melhores oportunidades de compra. Tentar prever o fundo de uma descida é uma operação perigosa, que pode originar potencias perdas.


Gráfico do Psi20 desde 1999 até hoje

0 comentários: