quarta-feira, 2 de junho de 2010

Novamente Rumores na Sonaecom

|0 comentários
A Sonaecom é uma das acções da bolsa nacional que tem sido alvo de um maior número de rumores e consequentemente agitações na cotação inesperadas. Desde a OPA da Sonaecom à PT e mais recentemente das negociações em relação a uma fusão com a ZON, os rumores em torno da empresa não têm parado, sempre com novas notícias e possibilidades de mudança na estrutura do sector a nível nacional.
Desta vez a tentativa da Telefónica obter a participação sobre a Vivo que a PT detêm, desencadeou um novo rumor na Sonaecom o que me leva a dizer que continuamos a ter "mais do mesmo", com uma "nova" possibilidade de fusão entre a ZON e a Sonaecom. Outro cenário, menos provável mas também possível para alguns investidores é da PT se desfazer da participação da Vivo e lançar uma OPA à Sonaecom, com o objectivo de aumentar a cota de mercado nacional.
Todos estes rumores levaram a acção a subir quase 9% num dia em que o Psi-20 caiu mais de 0,5%.

A verdade é que se não fossem estes rumores a movimentarem a cotação da Sonaecom, este era um título talvez dos menos interessantes do Psi-20. Observando o gráfico da cotação no último ano, a tendência descendente de médio-prazo é bastante notória, o que levará grande parte dos investidores a colocarem-se fora da acção neste prazo.
As subidas criadas pelos rumores têm sido muito curtas e com pouca expressão e por isso é necessário uma especial atenção para os que pretendem entrar no título com o objectivo de aproveitar o "salto". A relação rentabilidade/risco poderá virár-se contra o investidor.