sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Resumo do dia

|0 comentários
Hoje a bolsa nacional acompanhou as praças Europeias nas quedas. O Psi20 caiu 2,68% e o Psi Geral caiu 1,88%. Como consequência das quedas de ontem, os investidores retiraram as suas posições, com receio de novas quedas no curto-prazo, e como consequência, o Psi20 quebrou hoje a linha de tendência de curto-prazo, que seguia nos últimos dias
Os únicos títulos que conseguiram valorizar, dentro do Psi20, foram a Brisa e a Cimpor, com valorizações respectivamente de 0,82% e 0,42%. De recordar que estas duas empresas foram das mais penalizadas no dia de ontem. A Galp e a Zon Múltimédia, pelo contrário, foram as mais penalizadas, com desvalorizações de 5,02% e 4,87% respectivamente.


O petróleo continua em queda, tal como o euro face ao dólar.
O que poderá ter agravado as quedas no dia de hoje, foi a notícia que a zona Euro está a entrar em recessão, deixando em aberto uma possibilidade da descida das taxas de juro.

Venda Sonae Indústria

|0 comentários
A carteira BolsaLisboa procedeu à venda das acções adquiridas ontem, da Sonae Indústria.
Com a quebra da linha de tendência de curto prazo, que este título levava, foi aberto o caminho para novas quedas. A venda foi feita a 2,617€, o que representa uma perda de 3,86%.

Movimento Carteira BolsaLisboa

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Resumo do dia

|0 comentários
Hoje foi um dia negro para o mercado nacional.
O Psi20 caiu 1,94%, com a Brisa e a Sonaecom a serem as mais penalizadas, com quedas superiores a 4%. A Sonaecom corrigiu hoje dos ganhos obtidos nos últimos dias, causados por rumores de uma fusão com a Zon Multimédia. As únicas cotadas que conseguiram valorizar no Psi20, foram a Jerónimo Martins, a Portucel e o BCP, com ganhos respectivamente de 1,69%, 1,16% e 0,24%. O BCP apesar de ter estado a ganhar mais de 3% durante a sessão, não conseguiu contrariar a tendência do mercado.
Os principais mercados Europeus também fecharam a perder mais de 2%, resultado de uma revisão em baixa do crescimento para a zona Euro, enquanto que o S&P500 a esta hora já perdia mais de 1,5%.

Compra Sonae Indústria

|1 comentários
A carteira BolsaLisboa entrou novamente em actividade, desta vez para comprar acções da Sonae Indústria. Com a expectativa de retoma, no curto prazo, da bolsa nacional, foram adquiridas 370 acções da SONI, ao preço de 2,722€.


Movimentos da Carteira BolsaLisboa

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vender em Junho e comprar em Setembro?

|0 comentários
Durante os meses de Julho e Agosto, a bolsa nacional registou uma diminuição de volume de transacções, como já é hábito. Com a entrada de férias para a maioria dos investidores, os meses de Verão tornam-se um bom momento para deixar os mercados financeiros de lado e aproveitar as mais-valias acumuladas no resto do ano. O único acontecimento que mexeu um pouco com a bolsa, durante estes meses, foi a apresentação dos resultados referentes ao primeiro semestre do ano por parte das empresas.
Em Julho, após sondagem efectuada no blog ( http://bolsalisboa.blogspot.com/2008/07/alguma-aco-do-psi-20psi-geral-ter-uma.html ), os leitores não acreditavam numa recuperação dos mercados durante os meses de Julho e Agosto. Durante estes meses o Psi20 lateralizou, não ocorrendo grandes subidas nem descidas, um pouco devido aos fracos volumes registados.

Durante esse período, o Psi20 caiu 1,41%, enquanto que o Psi Geral caiu 3,34%. Apesar disso o número de empresas cotadas no Psi20, a apresentar valorizações, foi superior às que desvalorizaram, com "apenas" 7 empresas em terreno negativo. Os destaques vão para a Teixeira Duarte e Altri com ganhos respectivamente de 32,05% e 36,84%. Pela negativa temos a Brisa com uma desvalorização de 12,07%. A Brisa apesar de ser a que mais desvalorizou nestes meses, durante as quedas do ultimo ano, foi a acção que menos tristezas deu aos investidores, tendo perdido cerca de 10% até ao inicio do mês de Junho, face aos mais de 30% que perdeu o Psi20.