quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Lateralizar

|0 comentários
Após o máximo atingido no dia 7 de Maio, nos 7437 pontos, o Psi-20 abrandou o seu movimento ascendente de curto-prazo começando a perder a sua tendência no mesmo horizonte temporal.
Logo após esse máximo, o Psi-20 começou a cair, tendo atingido um mínimo relativo após 5 sessões, nos 6829 pontos. Este mínimo e o máximo anterior, funcionam agora como limites de uma zona de negociação, onde o Psi-20 já se encontra desde o inicio de Maio.
Esta tendência lateral no Psi-20 faz com que a bolsa nacional perca um pouco o seu ânimo, devido à falta de movimentos fortes de subida e descida. Os investidores começam a investir noutros mercados ou outros activos, saindo da bolsa nacional e isso reflecte-se um pouco no volume de acções negociadas, que durante este mês de Junho diminuiu bastante em comparação com o mês anterior.
A zona dos 7400 pontos e a zona dos 6800 pontos marcam os limites de uma zona de negociação que ainda não está bem definida. Caso ocorra uma quebra de uma destas zonas, poderá estar dado um sinal de entrada ou saída do Psi-20. Se a que quebra for ascendente, o maior índice da bolsa nacional poderá testar a resistência dos 7880 pontos, que marca o fim da tendência de quedas no longo-prazo. Se a quebra for no sentido descendente, um regresso à zona dos 6000/5800 pontos será o mais provável.