sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Entradas no Psi-20

|0 comentários
A luta está acesa para saber qual a empresa que terá os seus títulos na composição do principal índice da bolsa nacional. A próxima revisão do índice será no ano de 2010, podendo o Psi-20 ficar com a composição actual ou ocorrer entradas por parte de empresas que compõem neste momento o Psi Geral.
As "regras" para entradas e saídas do Psi-20, segundo o Diário Económico são:
  • Para determinar se uma empresa entra ou sai do índice nas revisões ordinárias, a Comissão Gestora vai utilizar como principal critério o "ranking" das cotadas em função da liquidez média diária dos últimos 12 meses.
  • Uma empresa que já faz parte do Psi-20 pode sair do cabaz se ficar abaixo da posição 22 do "ranking". Também poderá sair se ficar nas posições 21 ou 22, para dar lugar a uma outra cotada que não faz parte do índice e tenha ficado na posição 18 ou acima.
  • Uma cotada entra no índice se ficar colocada na posição 18 do "ranking" da liquidez, ou numa posição acima. Também pode entrar se tiver nas posições 19 ou 20 e for chamada a substituir uma cotada que tenha ficado na posição 22 ou abaixo.
A Soares da Costa e a Inapa são as principais candidatas a entrar no índice, com a liquidez média diária de cada uma a estar bastante próxima. Ambas no último mês apresentaram mais de 1 milhão de euros negociados por dia nos seus títulos, mais do que algumas cotadas que integram o Psi-20, como a REN ou a Sonaecom.
Nos lugares imediatamente a seguir, para a subida ao Psi-20, estão o Espírito Santo Financial Group, o Banif e a Glintt.

Uma subida ao Psi-20 é bom para qualquer uma das empresas, melhorando assim a sua visibilidade no mercado nacional e como consequência um aumento do número de investidores no titulo provocando mais liquidez.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

18º Mês da Carteira BolsaLisboa

|0 comentários
Este foi um mês em que a carteira do blog aproveitou as subidas da bolsa nacional para fazer algumas entradas longas em títulos do Psi-20. Foram compradas acções de 6 empresas nacionais e vendidas acções de 2 dessas mesmas empresas. No total a carteira BolsaLisboa acumulou um ganho de 5,28% e um aumento de 623,5€ no seu capital.
Durante o mesmo período o Psi-20 valorizou 10,25% e o Psi-Geral 8,36%, acompanhando assim os mercados internacionais.
A carteira neste momento possui títulos do BPI, Jerónimo Martins, Galp e EDP Renováveis.



Movimentos da Carteira BolsaLisboa

Calendário de Apresentação de Resultados do 3ºTrimestre

|0 comentários
Coloco em seguida o dia de apresentação de resultados, referentes ao 3º trimestre do ano, para algumas empresas da bolsa nacional:

BPI - 22 de Outubro
Impresa - 27 de Outubro
Portucel - 27 de Outubro
Semapa - 27 de Outubro
REN - 28 de Outubro
EDPr - 28 de Outubro
BES - 29 de Outubro
Jerónimo Martins - 29 de Outubro
Brisa - 29 de Outubro
EDP - 29 de Outubro
Sonaecom - 2 de Novembro
Novabase - 5 de Novembro
Sonae Indústria - 5 de Novembro
ZON - 6 de Novembro
BCP - 11 de Novembro
Galp - 11 de Novembro
Sonae Capital - 11 de Novembro
Sonae - 12 de Novembro
Ibersol - 13 de Novembro
Soares da Costa - 16 de Novembro
PT - 17 de Novembro
Martifer - 19 de Novembro
Mota-Engil - 20 de Novembro
Altri - 25 de Novembro
Cimpor - 25 de Novembro
Cofina - 26 de Novembro