quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Bom Natal

|0 comentários

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Índices Nacionais

|0 comentários
Apesar de apenas se ouvir falar do Psi-20 e Psi Geral e de serem os índices nacionais que a maioria dos investidores conhece, existem outros índices nacionais que a maioria desconhece. Para além do Psi-20 e do Psi-Geral existem mais 17 índices, referentes à bolsa nacional, no mercado NYSE Euronext.
Não é que existam mais acções para além daquelas que estão englobadas no Psi-20 e Psi Geral, mas existem outras maneiras de as agrupar e de lhes atribuir um maior ou menor peso.

Existem índices sectoriais que englobam apenas empresas de um determinado sector de actividade. Por exemplo o Psi Financials é um índice que engloba as empresas cotadas na bolsa nacional que pertencem à área financeira. Este é composto pelo BCP, BES, BPI, Banco Popular Espanhol, Santander, Banif, ESFG, Finibanco e Sonae Capital. Durante os últimos 365 dias, este índice obteve uma variação de +13,59%, bastante longe dos +32,71% que obteve o Psi-20.

O Psi High Dividend é um índice composto pelas empresas cotadas na bolsa nacional que apresentam o maior rácio entre o dividendo distribuído e a sua cotação. Estão na sua composição o BES, BPI, Brisa, Cimpor, EDP, Portugal Telecom, REN, Semapa, Sonae e Sonae Industria. Este índice, no último ano, apresentou uma performance 8% superior ao Psi-20.

Existem ainda outros índices que apresentam a mesma estrutura do Psi-20, mas o modo de funcionamento é diferente. O Psi-20 Short é um índice que anda no sentido contrario do Psi-20, isto é o seu funcionamento é com posições curta e quando o Psi-20 sobre 1% ele desce 1% e vice versa. Torna-se assim uma boa opção para quando as queda no longo-prazo dominam na bolsa nacional.
O Psi-20 X3 Lev é outro índice com a mesma estrutura do Psi-20 mas desta vez multiplica as suas variações por 3, isto é quando o Psi-20 sobe 1% este índice sobe 3%. No último ano o Psi-20 X3 Lev apresenta uma valorização superior a 100%.

Uma lista completa de todos os índices nacionais pode ser encontrada aqui.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rally de Natal

|0 comentários
O período de Natal é sempre um período onde as pessoas deixam um pouco os mercados de lado para se dedicarem a outras coisas. Uma consequência disso é uma diminuição da quantidade de acções transaccionadas.
Entre os dias 20 de Dezembro e 2 de Janeiro, a bolsa nacional têm obtido bons resultados historicamente comprovados. Entre os anos de 2000 e 2008, durante esse mesmo período do ano, o Psi-20 apenas obteve desvalorizações em 2 anos, registando valorizações nos restantes 6 anos. Em 3 anos, a valorização no Psi-20 foi superior a 3% e a média dos 8 anos foi de um crescimento de +1,42%.

Estas subidas já são características do período de Natal, subidas estas que muitos investidores preferem passar ao lado, para aproveitar a época. Outros preferem passar ao lado das subidas não pela época mas sim por acharem que a validade destes movimentos de fim de ano é baixa. Com os baixos volumes de negociação, característicos da época, é normal que os movimentos não tenham tanta validade no mercado por não serem desencadeados por um número significativo de investidores que representem o mercado.
Assim as surpresas podem acontecer e sinais técnicos de entrada ou boas noticias das empresas, que levem a cotação a uma subida, como as recentes subidas devido a entrada de capital estrangeiro na bolsa nacional, podem ser enganadoras e virar-se contra os investidores logo que o mercado seja representado na sua globalidade.
Por isto é necessário ter atenção a estes movimentos da época Natalícia.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Horário da Bolsa - Período de Natal e Ano Novo

|0 comentários
No dia 24 de Dezembro e 31 de Dezembro, a bolsa nacional irá encerrar às 13h.
No dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, a bolsa nacional irá estar encerrada.
Nos restantes dias funcionará em horário normal.