sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Psi-20 Atrasado

|1 comentários
Os investidores nacionais têm tido algumas razões de queixa do comportamento da bolsa nacional, nomeadamente do índice Psi-20.
Desde o dia 26 de Novembro, dia marcado pelas quedas dos mercados internacionais, o índice Português caiu 0,86%. No mesmo período, o principal índice Espanhol (IBEX35) subiu 1,16%, o índice Alemão (DAX30) subiu 0,56% e o índice Francês (CAC40) subiu 1,42%, revelando um mau desempenho nacional durante as últimas sessões. Nos últimos anos o Psi-20 tem mostrado uma boa correlação entre os seus movimentos e os movimentos dos principais índices Europeus e alguns Mundiais, como o S&P500, fazendo com que a nossa pequena bolsa acompanhe as praças internacionais, levando o mercado para um único tipo de movimento no longo-prazo.

Com o Psi-20 nestas ultimas sessões a não acompanhar as subidas, principalmente das restantes bolsas Europeias, os investidores correm a criticar e arranjar desculpas para este mau desempenho. Por vezes podem acontecer momentos em que a correlação entre índices diminui, fazendo atrasar ou adiantar alguns índices específicos em relação ao movimento do mercado em geral, mas com o passar do tempo a "normalidade" regressa. A fraca liquidez que tem afectado a bolsa nacional durante as ultimas sessões também pode ter sido a causa desta performance negativa do Psi-20 face à Europa.
Por vezes o índice nacional também tem a tendência de realizar movimentos com atraso, face aos principais índices Europeus e Norte-Americanos, fazendo com que possa ocorrer a possibilidade de os mercados internacionais começarem a cair e o Psi-20 ainda ter algumas sessões positivas ou "menos negativas".

Tal como pode acontecer com qualquer índice, esta "underperformance" do Psi-20 encontra-se perfeitamente ajustada com as condições de mercado actuais e será um erro deixar de investir em Portugal devido a este movimento.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Prejuízos Continuam

|0 comentários
A Vista Alegre voltou a apresentar prejuízos nos seus resultados referentes aos 9 primeiros meses do ano. O resultado líquidos do exercício foi de -21 milhões de euros, um valor 59,5% inferior ao mesmo resultado do período homólogo de 2008, que a empresa explica com a diminuição das vendas devido à crise financeira internacional. As vendas diminuíram 18%, o que levou a que os valores de pagamentos a fornecedores e os pagamentos a pessoal fossem superiores aos recebimentos dos clientes em 5 milhões de euros. As porcelanas continuam a ser o produto de referência da Vista Alegre, representando mais de 50% do volume total de vendas, seguido do cristal e vidro com cerca de 29%.
A empresa anunciou que o panorama de prejuízos não se irá alterar no ano de 2009 devido aos custos inerentes ao processo de reestruturação da empresa que está a ser levado a cabo, após o reforço de participação do grupo Visabeira no capital da Vista Alegre, que levou a empresa a atingir mais de 63% de participação no capital da líder de porcelanas em Portugal. As acções da empresa, devido ao seu muito fraco volume de negociação, não reagiram ao anúncio de resultados da empresa, mantendo-se a negociar nos 0,10€.

Resultados referentes ao 3º Trimestre de 2009

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os Resultados, Referentes ao Terceiro Trimestre, das Empresas do Psi-20,face ao Período Homólogo de 2008, irão...

|0 comentários
Esta foi a sondagem que foi colocada no blog no inicio da época de apresentação de resultados, referentes ao 3º trimestre de 2009. Os resultados foram os seguintes:

O resultado da sondagem foi bastante expressivo, com 77% dos participantes a acreditarem numa melhoria dos resultados face ao período homólogo de 2008.

Depois de finalizado o período de apresentação de resultados, dentro das empresas do Psi-20 apenas a Altri e a Sonae Indústria obtiveram resultados líquidos negativos para os primeiros 9 meses do ano. Enquanto que na Altri o resultado do período homologo de 2008 foi positivo, na Sonae Indústria este já tinha sido negativo, mas superior em mais de 100% aos resultado liquido dos primeiros 9 meses deste ano.
Todas as outras empresas do maior índice da bolsa nacional obtiveram lucros, sendo o maior pertencente à EDP com 748 milhões de euros, seguido da Portugal Telecom com 371,9 milhões de euros e do Banco Espírito Santo com 360,8 milhões de euros.
No que toca à variação de resultados líquidos, face ao período homólogo de 2008, 11 empresas do Psi-20 registaram uma diminuição de lucros ou mesmo anulação dos mesmos. A Galp obteve uma descida de 49% no resultado líquido, sendo a maior queda de lucros no Psi-20. Acima dos 30% de descida no resultado líquido esteve também a Portucel, a Semapa e a Sonae.

Desta vez os leitores do blog não estiveram do lado da maioria, sendo que apenas 9 das 20 empresas do Psi-20 evoluíram o seu resultado líquido, face ao período homologo de 2008.