sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mês de Dezembro positivo

|0 comentários
O índice nacional Psi-20, fechou o mês de Dezembro com uma variação positiva de 0,42%. Apesar de ser uma valorização modesta, em tempos de incerteza como o que atravessamos, este tipo de sinais são sempre bem vindos, trazendo assim mais confiança ao investidor.
O Psi Geral também fechou o mês de Dezembro com uma valorização de 0,97%.

Estes resultados foram contra as expectativas dos leitores do blog( http://bolsalisboa.blogspot.com/2008/12/ser-o-ms-de-dezembro-positivo-para-o.html ), que numa sondagem efectuada no passado mês, 75% dos participantes acreditava numa desvalorização do Psi-20 durante o mês de Dezembro.
No dia de hoje o principal índice da bolsa nacional, quebrou a zona de negociação que vinha fazendo desde finais do mês de Novembro, entre os 6100 e 6350 pontos, fechando nos 6427,51 pontos. Este poderá ser mais um bom sinal para as próximas semanas de inicio de 2009, que poderão oferecer mais valorizações aos investidores. Apesar disso, não se pode afirmar um fim das quedas na bolsa Portuguesa, porque mesmo com a quebra em alta do dia de hoje, a tendência principal de curto prazo do Psi-20, é a lateralização.
Com a perspectiva de um aumento do volume de negociações para a próxima semana, devido ao fim da época festiva de natal e ano novo, poderá ocorrer uma forte subida na bolsa nacional durante a próxima semana.

O S&P500, um dos principais índices dos EUA, fechou o dia de hoje também com uma quebra positiva de uma resistência de curto prazo nos 920 pontos. Assim foi aberto o "caminho" para uma nova incursão até ao 1000 pontos.