sexta-feira, 18 de julho de 2008

Resumo do dia

|0 comentários
A praça nacional acompanhou o movimento de inversão das bolsas europeias, encerrando o último dia da semana em alta. Os impulsionadores do mercado foram o sector financeiro e as «small caps» que ultimamente foram mais penalizadas.
Relativamente ao sector financeiro (o grande motivador das recentes perdas), o BCP subiu 5.28%, o BPI 11.77% e o BES 7.37%, apesar do corte de recomendações dado ao sector pela Lehman Brothers.
A Portugal Telecom encerrou nos 7.060 euros, após a Vivo ter confirmado que continua a liderar o mercado móvel no Brasil.
A Brisa ganhou 4.38%, apesar do Millennium bcp ter reduzido para 8.50 euros o preço alvo destas acções.
A limitar os ganhos da bolsa portuguesa esteve o comportamento dos títulos da Galp, da Jerónimo Martins e da EDP Renováveis.
Também a Zon Multimédia chegou a estar pressionada pelo corte do preço alvo para os 6.00 euros por parte da Merrill Lynch, embora tenha conseguido subir 2.24%.
(fonte: www.bpinet.pt)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sonae Indústria

|0 comentários
As acções da Sonae Indústria tem sido das que mais descem na bolsa Portuguesa. Desde os 10,93€, que atingiu à cerca de 1 ano, as acções da Sonae Indústria não param de descer, estando já a ser transaccionadas a 2,47€. Esta quedas são explicadas por uma desaceleração da procura aos produtos derivados de madeira, pelo aumento do preço da madeira e da resina, e um grande aumento nos combustíveis utilizados no fabrico de compostos de madeira. O clima económico que se vive, representa a maior fatia de perdas que a empresa registou no mercado, consequência da sua elevada exposição aos mercados europeu e norte-americano.
Devido aos maiores custos de produção e a uma diminuição de vendas, a empresa apresentou no primeiro trimestre deste ano uma quebra nos lucros de 3%, face ao mesmo período de 2007, e um aumento da dívida líquida para 8,2%. O que consegue diminuir as perdas da empresa são os mercados da América do Sul e África, que têm registado uma forte procura com margens superiores a 20%.
Os analistas acreditam que as acções da Sonae Indústria valem mais do triplo da cotação actual, e que quando os mercados começarem a recuperar da quedas, esta acção irá ter uma forte e rápida subida. A recomendação da maioria dos analistas é de comprar.