sábado, 14 de janeiro de 2012

Euforia no BCP

|0 comentários
Segundo alguns dados estatísticos amplamente divulgados, a grande maioria das pessoas que já entraram nos mercados comprando algumas acções desta ou daquela empresa, perderam dinheiro. Este não é um facto visível na sociedade porque o ego das pessoas, que as condicionou nos mercados, não deixa que essa informação seja revelada e desta forma apenas os que ganham ou que já ganharam nos mercados falam abertamente sobre o assunto.

Cada vez que descubro alguém desse grande grupo de pessoas que entrou e saiu dos mercados com perdas, principalmente dentro dos últimos 5 anos, os títulos do BCP estiveram quase sempre envolvidos nos negócios realizados, ou ainda estão envolvidos. Muitas das pessoas ainda detêm os títulos do banco mas sem qualquer esperança ou convicção de retorno por parte dos mesmos, por estarem com desvalorizações superiores a 90% ao longo destes últimos anos.

Nesta descida do BCP superior a 96%, desde os máximos de 2007 até aos dias de hoje, os investidores, principalmente os menos experientes, têm justificado a sua tomada de posição com o baixo valor a que as acções estão a ser negociadas. Este é um erro comum dentro do mercado, dando a ilusão que as acções se encontram baratas, mas também é necessário ver que basta uma descida de 1,2 ou 3 cêntimos, para se perder 10,20 ou 30%.

Todos estes factos fazem com que o BCP seja dos títulos mais negociados da bolsa nacional e um dos mais apetecíveis para os “rookies” nos mercados. A grande quantidade de pequenos investidores envolvidos nas acções do BCP faz com que as oscilações da cotação sejam momentos de ansiedade e de euforia. Como consequência o BCP é das acções onde mais rumores surgem e onde mais investidores andam atrás do rumor, provocando uma grande volatilidade e movimentos intradiários “impróprios para cardíacos”, com subidas e descidas superiores a 10% em sessões consecutivas.
 
É por estas e outras razões que pessoalmente prefiro estar longe das acções do Banco, mantendo-me afastado de possíveis “falsos” movimentos ou de grandes variações percentuais num curto espaço de tempo.