sexta-feira, 23 de maio de 2008

Resumo do dia

|0 comentários
O PSI20 conseguiu atenuar o impacto negativo das quedas das restantes bolsas europeias. O mercado nacional pôde contar com o bom desempenho relativo de algumas das maiores empresas como o BPI e a Brisa. A P.Telecom também registou uma perda inferior ao índice, beneficiando da overperformance do DJ Stoxx Telecom, que se deveu ao seu carácter defensivo. A EDP acompanhou a tendência europeia, não obstante o interesse despertado pela operação da EDP Renováveis, quer nos investidores particulares quer nos investidores institucionais. O grupo Sonae voltou a mostrar a sua fragilidade, continuando a ser penalizado pela ausência de catalisadores a curto prazo. O BCP foi a blue chip mais penalizada, encerrando no mínimo do mês. A Galp recuou um pouco, após a forte valorização de ontem que foi induzida pelas diversas recomendações positivas para o título.
(Fonte : www.bpinet.pt)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

EDP Renováveis

|0 comentários
Já começou a procura às acções da EDPr na oferta publica de subscrição que deu inicio na passada segunda-feira. Após 3 dias as ordens dadas pelos pequenos investidores já superam em mais de 22 vezes a oferta disponível.
O encaixe financeiro resultante desta OPS vai contribuir para o financiamento de projectos da EDP Renováveis, projectos esses que estão incluídos na estratégia da empresa, como para retirar parte da divida que esta tem para com o grupo EDP que já ascende a 2 milhões de euros.
Devido ao período complicado pela qual os mercados financeiros estão a passar, a EDP optou por colocar as acções com um desconto de 20% , face às avaliações das casas de investimento. As acções entrarão em bolsa com um preço entre os 7,40 euros e os 8,90 euros, mas o seu preço só será fixado no dia 2 de Junho resultado do interesse de aquisição de acções no mercado, e da decisão final da EDP Renováveis.
É natural a comparação dos investidores da EDPr com a vizinha Iberdrola Renovables, empresas que actuam na mesma actividade mas com dimensões diferentes. No primeiro trimestre do ano a Iberdrola Renovables apresentou lucros cerca de 5 vezes superior aos apresentados pela EDPr, apesar dos lucros apresentados pela EDPr serem superiores em 7 vezes aos lucros totais apresentados no ano de 2007.


- Cotações da Iberdrola Renovables desde a sua entrada em bolsa.

Com as expectativas dos analistas no forte crescimento da empresa assente no plano de expansão da empresa, é natural que as recomendações por parte dos analistas sejam de "comprar" numa perspectiva de médio/longo prazo.


Prospecto de OPS da EDP Renováveis

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Semana

|0 comentários
A agenda desta semana será menos intensa que a anterior. A evolução do petróleo será um dos factores a influenciar as tendências dos mercados accionistas. Nas ultimas duas semanas tem-se observado uma sensibilidade crescente dos investidores em relação a este tema, embora os mercados tenham mostrado uma certa resistência em reagir negativamente à subida do crude, que desde o inicio do ano já se valorizou 35%.
No mercado nacional a publicação dos resultados da Galp (terça-feira) será o principal tema da semana. Embora a empresa já tenha informado o mercado sobre a sua performance operacional no curso do 1º trimestre( de forma a atenuar a reacção aos seus resultados), os investidores seguíram atentamente as declarações da Galp em relação às suas reservas( certificadas e não), nomeadamente o bloco BM-S-8, na Baia de Santos, Brasil. Na quarta-feira, a Mota-Engil irá publicar as suas contas trimestrais.
Esta semana também será marcada pelo reajustamento das expectativas do investidores em relação a diversos títulos, em virtude da deterioração das perspectivas económicas do Pais.

(
Fonte www.Bpinet.pt)