sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Resumo dos resultados do primeiro semestre de 2008

|0 comentários
O BCP foi a primeira cotada a apresentar os seus resultados semestrais com uma das maiores quebras de lucros, menos 67% em relação ao período homólogo do ano anterior. A banca foi o sector que até agora apresentou os piores resultados, com a liderança do BPI, que reduziu os seus lucros em 95%, um valor bastante abaixo das previsões dos analistas. O BES também reduziu os seus lucros em 28%, um valor inferior à média do sector em Portugal.
Outras cotadas do Psi-20 que apresentaram lucros inferiores, em relação ao passado ano, foram a Brisa com uma queda dos lucros de 41% e a Sonae Indústria com uma descida de 87%.
O grande destaque do Psi-20 foi a EDP, que conseguiu lucros de 703 milhões de euros, um aumento de 67%, 62% superior à previsão dos analistas. A Jerónimo Martins também obteve resultados superiores às expectativas, com um aumento de 55% dos lucros da empresa. A REN, Zon Multimédia,e EDP Renováveis também obterão lucros no 1ºsemestre, com uma variação respectivamente de 11%, 1% e 1140%.
Fora do Psi-20, é de registar o bom resultado da Pararede, com um aumento dos lucros em 406%, demonstrando as fortes políticas de crescimento da empresa. A Impresa e a Novabase também apresentaram resultados, com quebras nos lucros de 42,2% e 2.1% respectivamente, em relação ao período homólogo do ano passado.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Psi-20

|0 comentários
Nos últimos dias tem-se assistido a um abrandamento das quedas na bolsa nacional. Desde o inicio do mês de Julho, o psi-20 apenas desvalorizou 1% , com valorizações superiores a 10% por parte da Zon Multimédia, Jerónimo Martins e Altri. Mas como tem sido tendência, as perdas foram superiores aos ganhos. Dentro do Psi-20, 6 acções tiveram perdas superiores a 10%, e a Galp Energia teve mesmo perdas superiores a 20%!
Apesar deste abrandamento, as quantidades de acções transaccionadas não tem aumentado, e a pressão vendedora continua a ser significativa, o que mostra o pessimismo dos investidores face a uma recuperação dos mercados nos próximos dias.
Deixo de seguida um gráfico do Psi-20 que pode anunciar uma alteração de tendência nas próximas semanas.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Resumo do dia

|0 comentários
O mercado nacional acompanhou a tendência negativa das restantes bolsas europeus. A sessão de hoje também evidenciou a postura defensiva de alguns investidores em virtude dos diversos resultados que serão publicados durante esta semana. Amanhã o BES, a Sonaecom, a Novabase e a REN irão divulgar as suas contas semestrais. Depois de ter registado uma underperformance nas últimas duas semanas, a EDP Renováveis figurou entre as maiores subidas do PSI20. A Galp foi uma outra acção que recuperou da underperformance da semana anterior, beneficiando da subida do DJ Stoxx Oil/Gas. O BPI recuou 3.54%, após na 6ª feira ter anunciado que o resultado líquido referente ao 1º semestre de 2008 foi de EUR. 9.1 mn e a margem financeira de EUR. 322.5 mn. A Sonae Indústria foi penalizada pela notícia que a sua concorrente a Norbord tinha descrito um panorama bastante adverso para o resto do ano, o que reflecte as dificuldades que este sector está a atravessar. A Teixeira Duarte também foi uma das acções mais penalizadas, devido à queda das participadas Cimpor e BCP.


( fonte: www.bpinet.pt)