quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bolsa Nacional sem Reacção

|0 comentários
Quando a maioria do Portugueses se encontra de Férias, durante os meses quentes do ano, a bolsa nacional "arrefece" e os movimentos tornam-se menos intensos, com menor validade. Desde o início do mês de Julho que o Psi-20 se encontra a negociar entre os 7000 e os 7500 pontos (com um breve passagem acima dos 7500 pontos), um intervalo de 7% que poderá não deixar realizar mais-valias a muitos investidores.
Também no volume de negociação se tem sentido a quebra de "férias". Comparando o volume de negociação do Psi-20, das últimas 50 sessões, entre o fim de Junho e o dia de hoje, regista-se uma quebra de 25%.

A resistência na zona dos 7500 pontos, onde ocorre a grande luta do Psi-20 desde Abril, foi quebrada mas a falta de força do movimento ascendente, com baixos volumes de negociação ditou o regresso abaixo da zona de resistência. Este movimento deu uma clara indicação de falta de força no mercado que possa sustentar uma subida sustentada no curto-prazo.
Face à falta de reacção do Psi-20 às zonas técnicas relevantes e com o aproximar do fim do triângulo ascendente que o principal índice nacional vem a formar, um dos cenários prováveis será a lateralização no curto-prazo, abaixo dos 7500 pontos.
A falta de negócios realizados nesta época do ano condiciona as reacções importantes que o Psi-20 poderia dar aos sinais técnicos relevantes.