segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Top Picks 2013

|1 comentários


O ano de 2013 está prestes a começar e por isso o blog BolsaLisboa escolheu 3 ações do Psi-20 como as eleitas para bater o desempenho do índice.

O ano de 2012, para a bolsa nacional, foi um ano praticamente neutral, onde o principal índice nacional fechou com uma valorização inferior a 5%, mas ainda assim representa um ano positivo depois de 2 anos negativos na bolsa nacional. O ano começou com quedas, quedas estas que dominaram a primeira metade do ano, para na segunda metade do ano ocorrer uma recuperação até a valores ligeiramente acima dos de início do ano.

As ações escolhidas para 2013 são a Sonae SGPS, o Espirito Santo Financial Group e a Semapa.

Todas as ações escolhidas apresentam um PER abaixo da média do sector onde estão inseridas e conseguem consistentemente realizar movimentos com amplitudes superiores ao Psi-20, isto é têm um valor de beta superior a 1. Estes foram dois dos critérios utilizados para escolher os títulos para que mesmo que o desempenho das ações escolhidas seja positivo, este seja superior ao desempenho do Psi-20.

As ações da Sonae têm acompanhado, de uma forma global, o andamento do Psi-20. No decorrer de 2012 os títulos fizeram um mínimo, próximo dos valores do mínimo de 2008, para depois começar uma tendência de curto-prazo ascendente até ao final do ano e chegar aos valores de negociação de 2010. Para o próximo ano espera-se que a Sonae consiga continuar com a sua tendência ascendente de curto-prazo e consiga chegar a máximos dos últimos 4 anos, ultrapassando a zona de negociação de 2009 a 2011, entre os 0,65€ e os 0,90€.