quinta-feira, 13 de maio de 2010

25º Mês da Carteira BolsaLisboa

|0 comentários
O 25º mês da Carteira BolsaLisboa foi o mês com pior desempenho desde a criação da carteira. A carteira do blog perdeu 5,42%, um valor que apesar de não ser bom fica bastante abaixo da variação do Psi-20 de -18,38%.
A desvalorização da carteira foi causada principalmente pela prestação bastante negativa da bolsa nacional durante esse período, levando a que as posições abertas com ganhos fossem fechadas com a activação dos respectivos "stops" e a que uma posição aberta da Jerónimo Martins não tivesse durado mais de 2 sessões, tendo sido fechada com uma perda de 7,37%.

Com a imprevisibilidade e volatilidade que têm dominado a bolsa nacional nos últimos dias, torna-se mais difícil tomar decisões quanto à compra e venda de títulos mantendo o nível de risco. Desta forma as compras na carteira BolsaLisboa poderão estar menos activas durante os próximos dias.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Movimentos Semelhantes ao de Hoje

|0 comentários
A sessão de hoje na bolsa nacional foi marcada por uma subida que não se viu nos últimos 4 anos. O Psi-20 subiu 10,73% com muitos títulos a subir mais de 15%.
A subida de hoje quase que anulou todas as perdas que se registaram na semana anterior, semana marcada por fortes quedas em todas as sessões. Estas subidas são características de períodos de queda nos mercados, marcados por uma forte volatilidade, tal como foi registado no final do ano de 2008.

Na parte final do último "bear market" a grande volatilidade era uma das características que mais marcava o dia-a-dia nos mercados. No dia 13 de Outubro de 2008 o principal índice da bolsa nacional subiu 10,2%, depois de 8 sessões negativas onde o Psi-20 perdeu mais de 23%. Neste dia e tal como no dia de hoje, o volume de negociação foi inferior ao volume dos dias anteriores de quedas, deixando antever que o movimento de subida talvez não fosse uma inversão de sentido mas sim um respirar para continuar com o seu movimento descendente.
A sessão seguinte à do dia 13 de Outubro de 2008 foi de subida, com o Psi-20 a subir mais de 4% mas nos dias seguintes as quedas continuaram e o Psi-20 perdeu mais de 19% em duas semanas.

Os panoramas gerais do mercado no ano de 2008 e agora são algo diferentes. No ano de 2008 estávamos com quedas à mais de 1 ano na bolsa nacional enquanto que agora estamos com uma tendência de subida no longo-prazo. Apesar disso estas duas sessões são bastante semelhantes tanto na sua amplitude como na sua precedência.