sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bolsa mais Animada

|0 comentários
Depois de algumas semanas de poucas movimentações na bolsa nacional, a agitação voltou com alguma volatilidade. Este pequeno sobe-e-desce que se têm feito sentir nos últimos dias, que não é mais do que um funcionamento regular do mercado, dá maiores oportunidades aos investidores de entrarem nos títulos e atingirem os objectivos a que se propõem. Desta forma minimizam-se as situações do accionista que pretende negociar ou está dentro de um título que não se move, deixando cair o seu ânimo face ao mercado.

O Psi-20 desde o dia 9 de Junho que protagonizou uma subida forte. Começou na zona dos 6800 pontos e só parou nos 7500 pontos, no dia 21 de Junho, representando uma subida superior a 15%. A zona dos 7500 pontos onde a subida foi "travada" já tinha sido zona de inversão duas vezes durante o mês de Maio, estando-se a formar ali uma zona de resistência. Esta será assim a barreira que o Psi-20 terá de enfrentar para continuar com as subidas de curto prazo.
O baixo volume de negociação que se fez sentir durante toda a subida e inclusive durante as sessões negativas dos últimos dias foi o reflexo de algumas semanas de monotonia da bolsa nacional, que ainda não se recompôs. Este baixo volume, típico de recuperações numa tendência descendente tal como a que aconteceu entre Fevereiro e Abril deste ano, não deixa que se atribua um grande significado, numa perspectiva de movimentos futuros, tanto à subida que marcou a bolsa nacional na últimas semanas como à zona de resistência que foi formada.

No médio prazo o Psi-20 encontra-se claramente em queda e qualquer entrada neste horizonte temporal é desaconselhada. Uma quebra da recente zona de resistência nos 7500 pontos deixa um caminho aberto até ao máximo relativo anterior, atingido no mês de Abril nos 8350 pontos. Esta é a zona onde poderão ocorrer as decisões quanto a uma mudança da tendência neste prazo.