quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Curta análise ao Psi-20

|0 comentários
Os dias de subida na bolsa nacional acabaram rapidamente, após novos anúncios de dados económicos negativos um pouco por toda a Europa e Estados Unidos. Em Portugal os últimos dois trimestres do ano de 2008 foram de crescimento negativo, o que ditou o fim das subidas do novo ano na bolsa nacional, voltando assim o Psi-20 a sua tendência de longo-prazo.
Os volumes de negociação têm sido inferiores à média dos últimos meses de 2008, com a recuperação após período de Natal e Ano-Novo, onde habitualmente os investidores se afastam um pouco dos mercados, a ser muito lenta.

No dia de hoje o Psi-20 perdeu mais de 3%, sendo um dos índices com menores perdas na Europa. Apesar disso as médias móveis dos 20 e 50 dias foram cruzadas em queda, dando mais um sinal de saída aos investidores, o que poderá resultar numa corrida às vendas no dia de amanhã.
O índice tem negociado dentro de um triângulo definido por uma linha de tendência descendente superior e uma linha de tendência ascendente inferior. No caso de a negociação se manter dentro do triângulo, o Psi-20 poderá ter mais uma ou duas sessões em queda, para quando tocar na linha de tendência inferior, perto dos 6100 pontos, inverter o sentido e voltar aos ganhos. No caso deste cenário acontecer, não pense o investidor que as subidas na bolsa nacional iram perdurar, porque a negociação do índice encontra-se próximo do fim do triângulo, e consequentemente próximo da quebra de uma das linhas de tendência que o definem. No caso da quebra acontecer já nos próximos dias pelo lado inferior, então novos mínimos serão feitos, mas se a quebra for no sentido oposto, dos ganhos, então a tendência de curto-prazo poderá mudar, e as subidas poderão regressar.