sexta-feira, 7 de maio de 2010

Volatilidade em Alta

|0 comentários
Nestas ultima sessões, a grande volatilidade que já não se sentia desde finais de 2008 voltou a imperar na bolsa nacional. Uma variação intradiária abaixo de 2% só aconteceu em dois dias nas ultimas 9 sessões, deixando para trás um período de subida calma com baixos volumes de negociação relativamente aos de agora. Por exemplo na sessão do dia 28 de Abril, apesar do Psi-20 ter fechado a perder 1,89%, durante a sessão o principal índice da bolsa nacional chegou a ganhar 1,75% e a perder 6,54%, numa sessão onde uma grande quantidade de acções trocou de proprietários.

Esta volatilidade provoca diferentes sentimentos nos investidores. Para alguns este tipo de sessões provoca grandes oportunidades de compra e venda de modo obter rápidos retornos, mas para outros estes movimentos provocam algum receio quanto ao futuro andamento dos títulos deixando-se estar de fora do mercado até que a situação se torne mais "previsível". Habitualmente estes últimos investidores são aqueles que tentam atribuir culpas à situação que se atravessa, sendo um alvo fácil os míticos especuladores.
Quando uma empresa apresenta maus resultados ou as suas contas estão numa grave situação, as suas acções vêem o reflexo dessa situação com o mercado a penalizar os títulos. Quando isto acontece a culpa é dos maus resultados e tudo parece normal para os investidores, mas quando um país ou vários países estão numa grave situação financeira e as suas bolsas estão negativas, os especuladores são chamados de imediato.

Este movimento de queda na bolsa nacional já anulou os ganhos que o Psi-20 obteu durante o ultimo ano. Desde o dia 15 de Abril, as quedas já ultrapassaram os 18%, com títulos a superar os 25% de descida.
Neste momento o mercado move-se segundo fundamentais e noticias sobre a economia global Europeia, provocando uma grande ansiedade nos investidores e uma perca de alguma racionalidade no investimento. Como consequência a análise técnica perde um pouco da sua validade e a realização de negócios baseados nesta perdem a sua fundamentação.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Venda Jerónimo Martins

|0 comentários
Os títulos da Jerónimo Martins não estiveram muito tempo em carteira. O "stop-loss" foi activado na sessão de hoje, depois de mais um dia de grandes perdas para a bolsa nacional.
Os títulos foram vendidos ao preço unitário de 7,14€, tal como foi definido inicialmente, resultando numa desvalorização de 7,37%.
A Carteira BolsaLisboa voltou assim a ficar 100% liquida à espera de melhores oportunidades de entrada.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Compra Jerónimo Martins

|0 comentários
A carteira BolsaLisboa foi actualizada com a compra de 200 acções da Jerónimo Martins. Esta compra foi realizada durante a sessão de hoje ao preço unitário de 7,708€.
A compra foi realizada devido ao excelente comportamento das acções da empresa durante estas ultimas sessões de forte volatilidade. O "stop" está colocado um pouco abaixo da linha de tendência ascendente que a cotação tem vindo a formar nos últimos meses.