quinta-feira, 5 de março de 2009

EDP paga dividendo de 0,14€

|0 comentários
As expectativas dos analistas financeiros, para os resultados da EDP no ano de 2008, já eram elevadas, mas os resultados anunciados hoje conseguiram superá-las, com a empresa liderada por António Mexia a conseguir lucros de 1091 milhões de euros. Este resultado obtido é o melhor de sempre da empresa e representa uma subida de 28% face ao ano anterior.
Com estes bons resultados, a EDP vai propor em Assembleia Geral, a distribuição de dividendos no valor de 14 cêntimos por acção, representando um "dividend yeld" de 5,95%.
Apesar de tudo, a EDP no dia de hoje foi uma das mais castigadas com uma queda de 3,56%, acumulando assim uma desvalorização de 12,80% desde o inicio do ano.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Galp paga dividendo de 0,1703€

|0 comentários
A Galp apresentou hoje os seus resultados, referentes ao ano de 2008, que foram superiores às expectativas da maioria dos analistas. Um aumento de 14,2% nos lucros, face ao ano anterior, resultou numa segunda distribuição de dividendo aos accionistas, relativo ao ano de 2008. Com o dividendo anunciado hoje e o dividendo entregue em Outubro, a Galp regista assim um "dividend yeld" de 3,8%.
A taxa criada sobre as reservas petrolíferas já começa a retirar dinheiro às empresas. A Galp pagou durante o ano de 2008 33 milhões de euros sobre a forma de "imposto Robin dos Bosques", mesmo assim um montante inferior ao estimado pelo governo de 100 milhões de euros. Assim começa um novo e fácil financiamento por parte do governo, que reduz assim as possibilidades de crescimento da Galp de forma a conseguir competir com as principais petrolíferas mundiais.
Os resultados da Galp estiveram bem reflectidos na sua cotação desde o inicio do ano, conseguindo uma valorização de 17%, contrariando assim a tendência da bolsa nacional.

domingo, 1 de março de 2009

Acontecimentos da semana

|0 comentários
A apresentação de resultados relativos ao ano de 2008 vai continuar durante próxima semana. Na quarta-feira, após o fecho do mercado, é a vez da Galp e da Zon Multimédia para apresentação dos seus resultados; na quinta-feira será a EDP e na sexta-feira a Jerónimo Martins.
Na quinta-feira também será decidido a nova taxa de juro na zona Euro, por parte do BCE, e também do Reino Unido.
Durante toda a semana serão ainda anunciados alguns índices dos EUA, que servirão para avaliar a evolução da crise que se atravessa.