quinta-feira, 23 de julho de 2009

BPI com aumento de 880% nos lucros

|0 comentários
O BPI anunciou hoje os seus resultados referentes ao primeiro semestre de 2009, registando lucros de 89 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 880% face ao lucros registados em período homólogo do ano anterior, de 9,1 milhões de euros. Apesar de aparentemente estarmos na presença de um resultado positivo, o BPI só conseguiu este aumento devido às perdas registadas no ano de 2008, com a posição no BCP. Se retirarmos este facto, o BPI obtém uma quebra de 46,7% nos lucros.
Em Portugal a margem financeira, o produto bancário e as comissões diminuíram entre 3% e 6%, mas além fronteira os resultados do BPI foram bastante bons, com um aumento superior a 100% nos depósitos a prazo e de 29% no crédito a clientes. Mas o principal motor dos lucros deste semestre foi o Banco Fomento de Angola, que obteve lucros de 44,5 milhões de euros, correspondendo a metade dos lucros apresentados pelo BPI.

Na sessão de hoje, o banco liderado por Fernando Ulrich teve uma boa reacção aos resultados apresentados, subindo 3,39% para 1,98€. A partir do dia 13 que o mercado vem acreditando na possibilidade de bons resultados por parte do BPI, demonstrando uma subida constante mas pouco vigorosa nas cotações do banco, culminando numa forte subida com a confirmação dos resultados.
O BPI tal como a generalidade da bolsa nacional, apresenta um padrão lateral de curto-prazo nas suas cotações. Devido ao baixo volume de negociação, neste período de férias, não se prevê nenhum movimento acentuado nas cotações do BPI e consequentemente uma alteração na tendência de curto-prazo.

Resultados do 1º Semestre de 2009