sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Fracos Volumes de Negociação

|0 comentários
Como é hábito, durante este período de Natal e Ano Novo, os investidores deixam os mercados financeiros para segundo plano, resultando numa quebra do volume de negociações. Numa semana em que a bolsa nacional apenas esteve aberta durante dois dias "e meio"( dia 24 a bolsa nacional encerrou as 13h), a apatia imperou durante as sessões, com a maioria dos títulos a não sofrer variações significativas durante a sessão. No dia 24 o volume de negócios por hora foi 7 vezes inferior a media de volume horário dos últimos 50 dias!
Alguns sinais que possam surgir, de alterações de tendência no curto prazo, ou mesmo as poucas noticias que aparecem na comunicação social sobre a economia ou empresas cotadas, não têm reflexo e validade nas cotações das empresas, devido à fraca transacção de títulos.
No dia 24, os Psi-20 abriu em alta, quebrando assim uma linha de tendência decrescente que vinha formando desde meados de Outubro. Esta quebra, devido ao fraco volume, fica com muito pouca validade, como sinal de entrada no índice nacional.

Assim é necessário ter atenção às notícias e sinais de entrada em títulos que possam surgir durante este período, que poderão não ter o resultado esperado.