sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Subida da bolsa nacional numa sexta-feira 13

|0 comentários
Hoje a superstição não se concretizou e a bolsa nacional encerrou o dia em terreno positivo, com o Psi-20 a ganhar 0,76% e o Psi Geral 0,58%. Das 20 empresas que compõem o principal índice nacional, 14 fecharam o dia em alta, 2 inalteradas e 4 em terreno negativo.
As empresas que mais se destacaram do lado dos ganhos foi a Media Capital, o Banif e a Soares da Costa, com ganhos respectivamente de 10%, 4,1% e 3,51%.
O mercado reagiu de uma forma positiva à saída anunciada no dia de ontem, de Pina Moura do concelho de administração da Media Capital. Também durante esta semana a empresa anunciou uma quebra dos seus lucros, no ano de 2008, em 34% para os 19,8 milhões de euros.
Dentro do Psi 20 a maior subida ficou a cargo da Portugal Telecom, com uma valorização de 3,09%, após o anuncio de resultados da sua participada Vivo acima das previsões dos analistas.
Em destaque pela negativa esteve a Inapa, o Banco Popular e a Semapa, com perdas respectivamente de -3,23%, -2,01% e -1,98%. A Semapa, apesar da queda de hoje, continua a ser uma acção solida com baixa volatilidade, e das que menos perdeu no Psi-20 desde o inicio das quedas na bolsa nacional.
No resto da Europa o cenário também foi maioritariamente positivo, com o DAX a ganhar 0,13%, o CAC40 a ganhar 1,13% e o IBEX35 0,79%. A esta hora os EUA encontram-se em terreno negativo com o S&P500 a perder quase 1%.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ETF sobre o Psi-20

|0 comentários
Já lá vão mais de 4 meses desde o lançamento do primeiro ETF sobre o Psi-20.
Mas o que é um ETF? Um ETF( Exchange traded fund) é um fundo cotado que replica o desempenho de um conjunto de activos, como acções ou matérias primas, de forma a que o investidor consiga de uma forma mais fácil e mais barata aceder a um determinado conjunto de activos. Neste caso o ETF do Psi-20, replica o desempenho do principal índice nacional, e deste modo todos os que quiserem investir nas diversas empresas cotadas na bolsa nacional, com os pesos correspondentes a cada uma das empresas dentro do índice, basta adquirir uma ou mais unidades do ETF, ficando assim exposto ao Psi-20. Desta forma poupa nas comissões que teria caso adquirisse acções das diversas empresas isoladamente.

O único problema com este fundo cotado é a quase inexistência de negócios efectuados. Durante o ano de 2009 apenas foi realizada uma compra de contractos do ETF sobre o Psi-20.
A altura não é a melhor para aquisições de fundos de acções Portuguesas, principalmente porque este tipo de produtos destina-se a aplicações de longo-prazo, e a indefinição quanto ao futuro é grande. Mas não será apenas essa a única explicação para se registar apenas um único negocio do ETF em 2009! Muitos Portuguesas não têm conhecimento sobre este tipo de produtos, e as entidades bancárias também não o divulgam, estando os seus interesses e produtos em primeiro plano.

O presidente da Euronext Lisbon, Miguel Athayde Marques, já divulgou a intenção de novos lançamentos de ETF's sobre o Psi-20, neste caso para estar curto sobre o índice e alavancado.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

10º Mês da Carteira BolsaLisboa

|0 comentários
Na passada segunda-feira, a carteira do blog fez 10 meses de existência.
Este mês a carteira BolsaLisboa não registou qualquer movimento, resultado de alguma falta de disponibilidade. No entanto o momento não foi o ideal para fazer compras na bolsa nacional, com o Psi 20 a perder mais de 2,5% e o Psi Geral quase 1%.
Este período foi dominado por uma lateralização dos índices nacionais, que por vezes oferece boas oportunidades, apesar de arriscadas, de realizar mais-valias.