terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escolhas de Buffett

Saiu ontem no JdN uma notícia sobre as escolhas de Warren Buffet, um dos grandes investidores mundiais, e um dos homens mais ricos do mundo.
Segundo o JdN, as suas escolhas são baseadas em 9 critérios: capitalização bolsista da empresa entre as maiores do mercado; apresentem um bom histórico de rendibilidade de capitais próprios; consigam um crescimento acelerado devido a uma forte geração de fundos; margens de lucro superiores à concorrência; "cash-flow"(1) da empresa nos 5 anos seguintes superior ao seu valor em bolsa; cotação sobe mais que o valor contabilístico; "free cash-flow"(2) superior a 8%; resultados líquidos positivos no passado ano; relação entre o valor contabilístico por acção e a cotação elevada.
Dentro do Psi20 a Portugal Telecom seria a preferida de Buffet, não cumprido apenas o primeiro e ultimo critérios referidos anteriormente. Longe da PT surge um grupo de empresas que consegue apenas 4 critérios, constituído pelo BPI, EDP, ZON, Jerónimo Martins, Semapa e Altri.


(1)-Medida dos fundos gerados por uma empresa durante um exercício. É um bom indicador para a capacidade da empresa se auto-financiar.

(2)- Fluxo monetário líquido de impostos gerado por uma empresa. Este fluxo está disponível para o financiamento da empresa.

0 comentários: