quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Portugal a Afundar

A sessão de hoje está a ser marcada pelas fortes quedas nas bolsas Ibéricas. A esta hora o Psi-20 está a cair 3,5% e o IBEX35 de Espanha 2,3%.
Nos últimos dois dias, a bolsa nacional já perde mais de 6%, com a Teixeira Duarte e o BCP e liderarem as perdas, ambos com uma desvalorização nesse período superior a 10%.

Estas quedas estão a ser provocadas pelo pânico gerado nos investidores pelas organizações internacionais e empresas de "rating" em relação ao estado da economia Portuguesa. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias lançadas sobre o estado da economia Portuguesa, nomeadamente a tentativa de redução do défice, a dívida publica e o desemprego. O FMI já alertou Portugal para a necessidade de baixar os salários de forma a conseguir conter a despesa pública e assim recuperar competitividade.
Mas a pior noticia para os mercados financeiros foi um forte aumento dos juros da dívida publica nacional motivada pelo disparo do risco da mesma. A taxa de retorno das obrigações do tesouro está em forte alta, em máximos dos últimos 11 meses, sendo mesmo o país com a maior subida neste últimos dois dias.
Depois da Grécia ter sido "castigada" pelo receio de incumprimento, surge agora a vez de Portugal e Espanha, com Portugal a reagir de uma forma mais negativa que Espanha por ser uma economia mais pequena com menor peso na União Europeia.

A bolsa nacional acompanha assim os receios dos investidores, face à capacidade de Portugal conseguir controlar as finanças públicas. Muitos investidores estão a sair do mercado Português, para dirigir-se para bolsas menos afectadas pela economia local, de forma a evitar o "medo" que se instaurou na Península Ibérica.
A quebra de suportes técnicos relevantes na bolsa nacional, também levou muitos investidores a abandonarem posições.

0 comentários: