segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Janeiro Negativo na Bolsa Nacional

Desde o mês de Fevereiro de 2009 que a bolsa nacional não tinha um mês com uma queda tão acentuada. O Psi-20 caiu 6,3% e o Psi-Geral 5,8%, num mês marcado pela instabilidade macroeconómica na Europa.
A melhor prestação, dentro do principal índice da bolsa nacional foi para a Altri, que acumulou uma subida de 5,33%. O recorde de produção registado no ano de 2009 e a consequente perspectiva de bons resultados, foi um dos catalisadores da subida para o título. Por outro lado a pior prestação vai para a construtora Mota-Engil, com uma desvalorização de 16,7%.

A volatilidade durante o passado mês foi bastante inferior ao registado em Janeiro de 2009, apesar da amplitude entre o máximo e o mínimo ser maior, sínonimo do clima de expectativa que se vive nos investidores em relação à direcção a tomar pelos mercados.
O título que mais peso perdeu no Psi-20 foi o que apresenta o maior peso, a Portugal Telecom. No mês de Janeiro a PT perdeu quase 1% do seu peso no Psi-20, tal como têm sido hábito nos últimos meses, passando agora a representar 14,29% do índice. A acção que mais aumentou a sua importância no Psi-20 foi a Jerónimo Martins, fruto da sua tendência de alta, destacada da generalidade das acções nacionais.

A quantidade de acções negociadas aumentou em relação ao período homólogo consequência do mês de Janeiro de 2009 ser dos últimos meses de fortes quedas nos mercados Europeus, onde os investidores estavam afastados dos mercados à espera de melhores dias para os investimentos.

0 comentários: