terça-feira, 10 de novembro de 2009

Daytrading Representa 12,8% do Volume Transaccionado

O daytrading é uma forma de fazer negociação nos mercados financeiros, que corresponde ao menor prazo de manutenção de uma posição aberta, a sessão diária. Assim os investidores que recorrem ao daytrading quando abrem uma posição no mercado, antes do final da sessão fecham essa mesma posição. Um exemplo prático será os investidores que compram acções num determinado dia e no mesmo dia vendem essas mesmas acções adquiridas. Assim os "daytraders" são caracterizados por não transitarem de dia ou sessão com posições abertas.

O peso do daytrading na quantidade transaccionada na Euronext Lisboa desceu 3% no 3º trimestre do ano, face ao período homólogo de 2008, estando agora nos 12,8%. Em termos de valor transaccionado a queda foi de 2,3% e neste caso o seu peso no valor total negociado é de 8,7%, representando quase 800 milhões de euros negociados no terceiro trimestre do ano.
Do valor total negociado em daytrading, 8,6% é feito por institucionais, muito longe dos 21,3% referentes ao período homólogo de 2008.

Esta é uma forma de negociação que requer bastante experiência, não só pela imprevisibilidade dos movimentos com o apertar do prazo de negociação e neste caso a difícil previsão de movimentos durante a sessão, como também pelo grande peso que as comissões de negociação podem ocupar nas mais valias obtidas, devido ao elevado numero de negócios. É por estas razões que o daytrading é praticado na sua maioria por profissionais, podendo ser comprovado pelos 90,4% que a utilização de carteiras alheias neste tipo de negociação, ocupa no valor total negociado.

0 comentários: