sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tendência Descendente no Curto-Prazo

O inicio da semana ficou marcado pelas quedas na bolsa nacional. Entre segunda-feira e quarta-feira o principal índice da bolsa nacional recuou mais de 3,5% para os 8060 pontos, deixando para trás uma ténue zona de suporte nos 8200 pontos. O fim da semana ficou marcado por duas sessões positivas onde o Psi-20 voltou a ir testar a zona dos 8200 pontos, tornando-se agora uma ténue zona de resistência.

A negociação na bolsa nacional continua marcada por um volume de negócios realizados bastante baixo. No dia 15 de Outubro, que coincide com o topo do recente período ascendente da bolsa nacional, a média dos últimos 50 dias do volume de negócios no BCP estava em cerca de 21 milhões de acções diárias, algo longe dos 17 milhões de hoje, ou num titulo como a Jerónimo Martins que por esta altura tem volumes consistentemente abaixo do 1 milhão de acções diárias e nesse dia apresentava médias a rondar os 1,5 milhões de acções.

Esta falta de negociação só vem trazer menos liquidez à bolsa nacional, o que a torna menos interessante para os investidores estrangeiros, sendo mais difícil a compra e venda de títulos. Os movimentos realizados também têm menos validade por serem provocados por um menor número de investidores e desta forma tornam-se menos representativos do mercado global.


No curto-prazo a tendência do Psi-20 é claramente descendente demonstrada pela máximos relativos consecutivos cada vez mais baixos. Com a continuação desta tendência, o suporte entre os 7900 e os 7800 pontos parece ser o caminho do Psi-20 no curto-prazo, suporte este que foi decisivo na formação das ultimas fortes quedas que a bolsa nacional viveu em Outubro de 2008. Essa parece ser a próxima zona de decisões para os investidores, com os sinais de compra a serem lançados caso um teste à zona de suporte seja feito e uma nova tendência de subida seja iniciada por parte do principal índice nacional, ou com os "stops" de venda a serem accionados caso esta barreira seja quebrada em baixa.

Uma outra possibilidade é a de formação de uma tendência lateral no médio prazo na bolsa nacional, com o Psi-20 a negociar entre a zona de suporte referida anteriormente e a zona de resistência nos 8800 pontos, correspondente aos máximos de Outubro.

0 comentários: