sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Psi-20 em Zona de Decisão

A bolsa nacional durante as ultimas sessões têm-se caracterizado pelos fracos volumes de negociação que consequentemente não levam o Psi-20 a nenhum movimento forte. Este é um cenário típico quando o mercado e os investidores aguardam sinais ou movimentos claros para fazer as suas entradas ou saídas, esperando assim alguma definição no curto-prazo.
Todos os dias são divulgadas recomendações de "compra" por parte dos analistas, devido principalmente ao generalizado aumento dos resultados, por parte das empresas nacionais, no terceiro trimestre do ano. As recomendações de "venda" são menos de 20% do total, fazendo com que novos investidores comecem a entrar no mercado.

O principal índice da bolsa nacional não apresenta uma tendência definida no curto-prazo. Tecnicamente um "head and shoulders" começa a ser uma figura possível que se esteja a formar e caso isto aconteça a zona entre os 8200 e 8300 pontos será quebrada em baixa no curto-prazo, desencadeando um sinal de venda ao investidores. Neste cenário o índice poderá cair até à primeira zona de suporte nos 7900 pontos, que funcionou no mês de Agosto como zona de resistência.
A figura técnica "head and shoulders" deixa de ter validade caso o índice comece um movimento de lateralização, com os volumes de negociação a manterem-se baixos ou se for testar os máximos de Outubro nos 8900 pontos.

Nestas alturas os investidores devem ter as suas estratégias de negociação bem definidas, com os "stops" colocados, de forma a evitar possíveis surpresas desagradáveis.

0 comentários: