sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Entradas no Psi-20

A luta está acesa para saber qual a empresa que terá os seus títulos na composição do principal índice da bolsa nacional. A próxima revisão do índice será no ano de 2010, podendo o Psi-20 ficar com a composição actual ou ocorrer entradas por parte de empresas que compõem neste momento o Psi Geral.
As "regras" para entradas e saídas do Psi-20, segundo o Diário Económico são:
  • Para determinar se uma empresa entra ou sai do índice nas revisões ordinárias, a Comissão Gestora vai utilizar como principal critério o "ranking" das cotadas em função da liquidez média diária dos últimos 12 meses.
  • Uma empresa que já faz parte do Psi-20 pode sair do cabaz se ficar abaixo da posição 22 do "ranking". Também poderá sair se ficar nas posições 21 ou 22, para dar lugar a uma outra cotada que não faz parte do índice e tenha ficado na posição 18 ou acima.
  • Uma cotada entra no índice se ficar colocada na posição 18 do "ranking" da liquidez, ou numa posição acima. Também pode entrar se tiver nas posições 19 ou 20 e for chamada a substituir uma cotada que tenha ficado na posição 22 ou abaixo.
A Soares da Costa e a Inapa são as principais candidatas a entrar no índice, com a liquidez média diária de cada uma a estar bastante próxima. Ambas no último mês apresentaram mais de 1 milhão de euros negociados por dia nos seus títulos, mais do que algumas cotadas que integram o Psi-20, como a REN ou a Sonaecom.
Nos lugares imediatamente a seguir, para a subida ao Psi-20, estão o Espírito Santo Financial Group, o Banif e a Glintt.

Uma subida ao Psi-20 é bom para qualquer uma das empresas, melhorando assim a sua visibilidade no mercado nacional e como consequência um aumento do número de investidores no titulo provocando mais liquidez.

0 comentários: