terça-feira, 22 de setembro de 2009

Veracidade da Análise Técnica

Muitos são os métodos utilizados pelos investidores para determinar os seus negócios nos mercados de capitais. Talvez o mais utilizado seja a análise fundamental das empresas, decidindo assim as compras e vendas de acordo com diversos factores da empresa como as noticias, os planos de expansão, os relatórios de contas, o aumento do volume de negócios ou mesmo a popularidade da mesma.

Qualquer que seja o método utilizado, ele terá de ir ao encontro do perfil de risco e de prazos do investidor, de forma que este se sinta com optimismo quanto ao método utilizado e acredite no mesmo. Por esta razão é que existem vários métodos, utilizados por diferentes investidores, porque todos somos diferentes na maneira como vemos os mercados e investimos. O importante é sempre utilizar um método ou plano de "trading", de forma que se consiga definir um ponto de entrada e de saída com os respectivos motivos, porque negociar com base no "o meu amigo disse-me para comprar que elas iam subir bastante" ou "isto no longo-prazo sobe sempre por isso qualquer que seja a acção que compre vou sempre ganhar" não é uma boa política de investimento e pode levar a maus resultados do ponto de vista financeiro.

Quer seja utilizando a análise técnica ou análise fundamental, ambas apenas fornecem indicações para as entradas e saídas dos investimentos ou mesmo os seus prazos temporais, mas são apenas indicações que devem ser encaradas como mais informação para o plano de "trading". Muitos são os investidores que vêm na análise técnica indicações que em nada estão correlacionadas com os mercados, ou apenas uma serie de gráficos com linhas que não querem e não julgam ser necessário interpretar. Culpam-na quando as cotações quebram os valores das resistências e dos suportes e seguem no sentido descendente e ascendente respectivamente ou quando são definidos pontos de entrada e esses pontos tornam-se maus pontos de entrada. Não existe nenhuma ciência exacta nos mercados financeiros e as cotações não seguem fórmulas ou tendências matemáticas. Se tal acontecesse estaríamos todos ricos à custa dos mercados.
A análise técnica não pode ser encarada como um método exacto porque não o é e por isso não existem pontos de entrada ou pontos de saída ou até mesmo uma resistência num determinado valor, mas sim zonas que favorecem uma entrada ou saída ou uma zona de resistência, onde a "pressão" vendedora tende a superar a "pressão" compradora. Tal como a analise fundamental a analise técnica também erra e por isso é necessário o investidor estar atento a todos os sinais que esse mesmo tipo de analise pode revelar e sinais de outros tipos de analise, melhorando assim o método de negociação.

A análise técnica é posta muitas vezes em causa por investidores que desconhecem totalmente o seu funcionamento e as suas aplicações colocando assim de lado o seu uso por eles ou por outros investidores que os rodeiam. Volto a referir que o importante é ter um método de negociação que tenha como resultado maiores retornos financeiros, quer seja utilizando a análise técnica, a análise fundamental ou qualquer outro tipo de analise.

0 comentários: