terça-feira, 2 de junho de 2009

Acredita na fusão entre a Zon e a Sonaecom?

Esta foi a sondagem que esteve aberta a votação no blog.
Os resultados da sondagem foram os seguintes:



Como se pode constatar através da sondagem, as expectativas de uma fusão entre as duas operadoras são grandes no seio dos investidores nacionais. As declarações de alguns accionistas de ambas as partes e a aproximação entre eles nos últimos tempos, desencadeou um novo rumor de fusão, o que levou a uma subida das cotações de ambas as empresas.
Este tipo de rumores é uma constante no mercado, fazendo com que as cotações subam num curto espaço de tempo para depois o rumor se desfazer e estas voltarem a descer novamente. Negociar com base nestes rumores pode não ser uma boa opção devido à fraca intensidade do movimento e a sua muito curta duração.

O grande problema de uma fusão entre a Zon e a Sonaecom é a estrutura accionista de cada uma das empresas. A Zon possui um grupo de accionistas que é comum à estrutura accionista da Portugal Telecom, como o Grupo Espírito Santo e com uma possível fusão, a liderança da PT como numero 1 das comunicações em Portugal estava ameaçada. Este grupo de accionista não quer que isto aconteça porque o que poderão ganhar na fusão perdem com a sua posição na PT.
Como para desbloquear os estatutos da Zon, para o processo de fusão, é necessário dois terços de votos positivos em assembleia geral, basta que na assembleia geral esteja pouco representada a estrutura accionista e que um ou dois grandes accionistas votem contra para que a fusão não seja possível.

A fusão entre a segunda e terceira maiores empresas de comunicações em Portugal só irá ser possível que existir consenso de ambas as partes.
Se ocorrer a fusão as duas empresas tornam-se líderes no acesso à Internet de banda larga e também no mercado da televisão

Agora só o tempo pode dizer qual será o desfecho desta possibilidade de fusão entre a Zon e a Sonaecom.

0 comentários: