sábado, 23 de maio de 2009

Possível fusão entre a Zon e a Sonaecom

A Sonaecom e a Zon Multimédia foram as cotadas em destaque na sessão de ontem da bolsa nacional. Após Paulo de Azevedo ter admitido o cenário de fusão entre as duas empresas, ainda durante este ano, as cotações subiram mais de 7%, com um volume de negociação em muito superior à média.
A Sonae anunciou que existem contactos entre as duas empresas e os seus accionistas, mas também sublinhou que não existem quaisquer negociações a decorrer. O entendimento entre as duas empresas começa a ser maior e uma possível fusão traria uma maior rentabilidade ao investimento na fibra óptica.

O mercado gosta de receber notícias desta natureza, principalmente numa altura em que os investidores estão divididos quanto à tendência das cotações. O sinal disso foi a subida expressiva dos títulos, com a Sonaecom a valorizar 5,36% e a Zon em dia de "ex-dividendo" a subir 1,50%. As quantidades de acções negociadas também foram expressivas, com o volume de negócios da ZON a superar em 4 vezes a média de negociação dos últimos 50 dias, e a Sonaecom a ter um cenário idêntico.
Mesmo com esta notícia, o mercado não teve força para levar as acções da ZON Multimédia para fora da zona de negociação dos últimos 8 meses, entre os 3,58€ e os 4,43€, mostrando que a pressão vendedora também esteve bastante presente. Pelo contrário na Sonaecom a cotação conseguiu superar o anterior máximo atingido no dia 7 de Maio, o que mostra claramente um sinal de força da acção.
O mercado não está muito convencido que ocorra uma fusão entre as duas empresas no curto-prazo e isso será a principal condicionante das cotações das duas empresas nas próximas sessões.

0 comentários: