quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Resumo do dia

Apesar de na maior parte do dia a bolsa Portuguesa estar a negociar em terreno positivo, esta fechou a perder. O Psi20 caiu 1,87% e o Psi Geral 0,46%.
O clima que se vive nos mercados financeiros, faz aumentar a volatilidade, e assim assistimos a grandes subidas num dia e no dia seguinte a fortes quedas. A tendência geral é de queda, e neste momento apesar de bons resultados que algumas empresas possam apresentar, nenhuma consegue contrariar a tendência principal dos mercados.
O destaque de hoje no Psi20 vai para a Brisa que consegue uma forte valorização em dia de quedas, subindo 3,14%. As outras empresas do Psi20 que registaram valorizações foram o BCP, a Sonae Indústria e a Teixeira Duarte. Dentro do Psi Geral, também o destaque para a Papelaria Fernandes, que conseguiu uma valorização de 11,11%.
A EDP e EDP Renováveis foram as cotadas que mais desvalorizaram no dia de hoje, respectivamente 5,97% e 4,30%.

Hoje a Cimpor e a Teixeira Duarte obtiveram aprovação para o arranque da construção de uma fábrica de cimento na Namíbia, que tem início da produção prevista para 2010.
A Sonae Sierra investiu 212 milhões de euros na construção de 3 novos centros comerciais, em Leiria, Caldas da Rainha e Maia.

Os mercados internacionais fecharam o dia em perda, com destaque para o índice Americano S&P que caiu 4,71%.
Hoje a seguradora AIG evitou a falência ao aceitar um empréstimo da Reserva Federal Americana, após negociações falhadas com particulares. Caso ocorre-se a falência, seria um dos grandes colapsos da história Americana.
A Morgan Stanley divulgou os resultados do último trimestre, que foram inferiores em 3% aos resultados previstos. Com esta notícia e com o clima que se instaurou devido às noticias recentes da banca, a Morgan Stanley fechou a perder mais de 30%.
A Samsung lançou hoje uma oferta de aquisição da empresa Sandisk por um valor 70% acima da última cotação da empresa, o que originou um ganho de 39,1% no dia de hoje. Apesar disso a Sandisk já recusou a oferta.

O mercado das
commodities registou hoje valorizações, tendo como principais destaques o crude e o ouro, que valorizaram respectivamente 5,72% e 2,27%.


0 comentários: