quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A Cimentar o Futuro


No inicio de Novembro, a Cimpor acordou com o governo Chinês um investimento de cerca de 100 milhões na construção de 2 fábricas de clínquer, a primeira das quais a ser concluída no inicio de 2009. Em Maio, a Cimpor já tinha anunciado a aquisição de 60 por cento o capital da New Liuyuan. A outra aposta da Cimpor é na Turquia onde este ano adquiriu 3 unidades. Além disso, o grupo planeia investir mais de 100 milhões de euros na construção de uma nova unidade turca. Em meados de Novembro, a Cimpor deu outro passo no já vasto plano de internacionalização ao comprar 80 do capital da cimenteira peruana, Cementos Otorongo por 12,8 milhões de euros, empresa esta que tem como objectivo produzir 10% do cimento consumido na América Latina.
Além de Portugal, da China, da Turquia e em breve no Peru, a Cimpor está presente em Espanha, Moçambique, Marrocos, Brasil, Tunísia, Egipto, África do Sul e Cabo Verde.



Com o crescimento das vendas da Cimpor nos ultimos 3 anos, é natural que as previsões dos analistas sejam boas, com um preço alvo médio de 7,57 euros, um potencial de valorização de 22,1% em relação à ultima cotação de 6,20 euros, e na maioria dos analistas uma recomendação de compra.
Após a disponibilização pelos bancos das melhores acções para se ter o ano de 2008, as favoritas foram a Brisa e a Cimpor, o que vem comprovar as boas previsões para a Empresa. O que pode animar ainda mais os accionistas são as elevadas taxas de dividendo, de 3,47% e um PER de 14,20.

0 comentários: