quinta-feira, 18 de março de 2010

Teixeira Duarte vs Inapa

A Teixeira Duarte e a Inapa foram as empresas alvo das mudanças recentes no Psi-20, com a primeira a sair do índice principal e a segunda a fazer agora parte deste.
Para muitos investidores esta mudança levou a alterações profundas na negociação das acções das empresas acreditando assim que os seus desempenhos bolsistas iriam ser alvo de mudanças profundas e este motivo era suficiente para deixar de negociar os títulos de ambas. Mas agora, duas semanas depois pode-se constatar que afinal as mudanças na negociação dos títulos das empresas não foram assim tão grandes.

A Inapa antes de entrar para o Psi-20 apresentava uma tendência de médio prazo lateral e não foi a entrada no principal índice da bolsa nacional que lhe alterou esta situação. Os títulos da empresa continuam a negociar no intervalo 0,60€-0,71€ e não se perspectivam tentativas de saída deste no curto-prazo. As acções da Inapa desde a entrada para o Psi-20 registaram uma desvalorização de 4,78% e uma quebra dos volumes de negociação de 68% face à negociação do último ano.

As acções da Teixeira Duarte e os seus investidores parecem ter gostado da saída da empresa do Psi-20. Os títulos da empresa apresentam agora uma tendência de curto-prazo de alta bem evidente, com uma subida superior a 25% desde a saída do Psi-20 a marcar bem esta tendência. Nas últimas 11 sessões, 10 representaram valorizações nos títulos da Teixeira Duarte e apenas uma registou uma variação de 0%, mostrando assim o bom momento atravessado pela empresa em bolsa. Os investidores terão que recuar até Maio de 2009 para ver um momento tão bom como este atravessado nas acções da empresa.
O volume de negociação também aumentou desde a saída do Psi-20, aumentando 35% face ao último ano de negociação.

Parece que as perspectivas de diminuição de volume de negociação para a Teixeira Duarte por ter saído do Psi-20 e o aumento deste na Inapa pela integração no índice não estavam correctas. A Inapa caiu na sua cotação e na quantidade de acções negociadas enquanto que a Teixeira Duarte expressou uma forte vontade de subida tanto na cotação como na quantidade de acções negociadas.

0 comentários: