terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Psi-20 em Máximos

As últimas sessões na bolsa nacional foram de ganhos, como os investidores já não viam à mais de 2 meses nestas bandas. Desde o dia 10 de Dezembro, coincidente com o ultimo mínimo relativo do Psi-20, a bolsa nacional já valorizou 10%, chegando agora ao máximo atingido em Outubro, durante o movimento ascendente.
O movimento ascendente de curto prazo abrandou com a sessão de ontem negativa e a abertura de hoje também com quedas. A chegada a uma zona de resistência nos 8900 pontos, que coincide com o máximo relativo feito em Outubro passado, poderá ser a explicação para este abrandamento.

Se o Psi-20 conseguir ultrapassar esta zona nos 8900 pontos, irá começar a negociar em máximos desde o início do movimento ascendente que colocou um travão nas longas quedas a que os mercados estiveram sujeitos entre 2007 e 2009. Uma quebra da zona de resistência levará assim o Psi-20 a negociar acima dos 10000 pontos no curto-prazo.
Se os 8900 pontos continuarem a desempenhar a sua função de zona de resistência, o Psi-20 poderá ter uma correcção no curto-prazo, para depois voltar a desafiar esta zona e tentar ultrapassa-la, ou poderá mesmo iniciar um movimento de lateralização, que aliás pode já ter começado, colocando o índice a negociar entre os 8000 e os 9000 pontos.

Apesar de poder vir aí uma possível correcção, isso não é um sinal de alarme para sair do mercado mas sim o marcar de uma possível zona para novas entradas. É necessário contudo ter prudência nos negócios efectuados e definir bem uma estratégia de negociação, de forma a não ser apanhado de surpresa caso a correcção seja mais prolongada ou se inicie um movimento lateral.
Se a resistência for quebrada em alta, será dado um sinal para novas entradas no mercado.

0 comentários: