segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Melhores de 2009

Agora que acabou o ano de 2009, está na altura de fazer um balanço de quais foram as empresa com melhor comportamento na bolsa nacional.
Dentro do Psi-20, a empresa que obteve a maior valorização foi a Sonae, obter quase os 3 dígitos de valorização, 98,2%. Nos restantes lugares cimeiros ficaram a Sonaecom, a Altri, a Cimpor e a Teixeira Duarte, respectivamente com 92,2%, 90,9%, 84,7% e 74,3%.
No outro lado, as empresa que obteram as piores prestações do ano foram o BES, o BCP, a REN, a ZON e a EDP, respectivamente com valorizações de 2,3%, 3,8%, 8,7%, 14,3% e 16,8%.
É de realçar contudo a subida de todas as acções cotadas no Psi-20 durante o ano de 2009, revelando assim que este índice pode ser um bom local de investimento para os investidores de médio/longo prazo e principalmente os iniciantes nestas andanças.
Se recuperarmos alguns tópicos atrás, é possível verificar que muitas das acções que mais subiram foram também das que mais desceram entre os anos de 2007 e 2009 e as que menos subiram também foram das que menos desceram nesse período de quedas dos mercados mundiais.

No que toca às acções com maior volume de negociação, em primeiro lugar surge destacado o BCP com mais de 16 milhões de acções diárias, seguido da Sonae e da EDP, respectivamente com 7,7 milhões e 6,8 milhões.
As acções com menor volume de negociação foram a REN, a Altri e a Sonaecom, todas com volumes médio diários inferiores a 500 mil acções.

Convertendo o volume de negociação em dinheiro transaccionado em cada título, a acção que fez movimentar mais dinheiro foi a PT, com mais de 23 milhões de euros médio diários. De seguida vem a EDP e a Galp, ambas com negociações diárias num valor superior a 15 milhões de euros.
Os títulos que tiveram menos de 1 milhão de euros médios negociados diariamente foram a Teixeira Duarte, a Sonaecom, a REN e a Portucel. Assim a Texeira Duarte, com cerca de 500 mil euros negociados diariamente, dará lugar à Inapa no Psi-20.

0 comentários: