quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ETF sobre o Psi-20

Já lá vão mais de 4 meses desde o lançamento do primeiro ETF sobre o Psi-20.
Mas o que é um ETF? Um ETF( Exchange traded fund) é um fundo cotado que replica o desempenho de um conjunto de activos, como acções ou matérias primas, de forma a que o investidor consiga de uma forma mais fácil e mais barata aceder a um determinado conjunto de activos. Neste caso o ETF do Psi-20, replica o desempenho do principal índice nacional, e deste modo todos os que quiserem investir nas diversas empresas cotadas na bolsa nacional, com os pesos correspondentes a cada uma das empresas dentro do índice, basta adquirir uma ou mais unidades do ETF, ficando assim exposto ao Psi-20. Desta forma poupa nas comissões que teria caso adquirisse acções das diversas empresas isoladamente.

O único problema com este fundo cotado é a quase inexistência de negócios efectuados. Durante o ano de 2009 apenas foi realizada uma compra de contractos do ETF sobre o Psi-20.
A altura não é a melhor para aquisições de fundos de acções Portuguesas, principalmente porque este tipo de produtos destina-se a aplicações de longo-prazo, e a indefinição quanto ao futuro é grande. Mas não será apenas essa a única explicação para se registar apenas um único negocio do ETF em 2009! Muitos Portuguesas não têm conhecimento sobre este tipo de produtos, e as entidades bancárias também não o divulgam, estando os seus interesses e produtos em primeiro plano.

O presidente da Euronext Lisbon, Miguel Athayde Marques, já divulgou a intenção de novos lançamentos de ETF's sobre o Psi-20, neste caso para estar curto sobre o índice e alavancado.

0 comentários: