quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Movimentos Antecipados

Existem diversas ocasiões na vida de uma empresa onde os investidores gostam de possuir os títulos da mesma. Essas ocasiões podem surgir em qualquer altura do ano e habitualmente são bastante mediáticas, tomando-se como exemplo apresentações de resultados, fusões, ofertas públicas de aquisição (OPA) ou ofertas publicas de venda (OPV).
Nas últimas OPV que existiram na bolsa nacional, os investidores não quiseram passar ao lado do evento e a oferta existente não foi suficiente para a procura. Quando se ouve falar, nem que seja apenas por rumores, de OPA ou fusões, os investidores correm à procura dos títulos das empresas. A expectativa de óptimos resultados por parte de uma empresa, também é motivo de um aumento dos investidores interessados nas acções da mesma.
Todos estes eventos levam os investidores a acreditar numa forte possibilidade de subidas das acções no curto-prazo, originando assim mais-valias. O que muitos não sabem é que é também devido à sua entrada no título que a sua cotação poderá subir, porque com um grande numero de investidores a entrar numa acção, a "pressão" compradora vai aumentar fazendo com que ocorra um desequilíbrio no mercado e a cotação do titulo suba.

Por esse motivo é que a cotação de uma empresa sobe e não devido directamente a uma boa noticia revelada. Por esta razão e porque o mercado é que controla o movimento das cotações, por vezes uma boa noticia revelada não tem qualquer impacto na cotação de uma acção.
Por exemplo, se sair uma notícia hoje a dizer que no dia Y a cotação da empresa X vai subir 50% para a cotação Z e se o mercado constituído por todos os investidores acreditar na mesma, então a cotação irá subir 50% hoje e não no dia Y porque os investidores irão entrar no titulo para "apanhar os 50%" provocando uma forte pressão compradora, fazendo disparar os títulos provavelmente até ao limite de 50%.

Este é um fenómeno que também ocorre nas apresentações de resultados. Quando surgem notícias, por parte de diversos analistas, que uma empresa terá aumentado os seus resultados em 100%, o mercado começa a "absorver" essa noticia quando os investidores começam a entrar no titulo. Isto ocorre entre o inicio da publicação das expectativas de resultados e o dia do anúncio dos resultados, provocando assim uma subida das cotações da empresa durante esse período. Se no dia da apresentação de resultados a empresa divulgar que os seus resultados subiram 100%, então é natural que as cotações não reajam porque o mercado e os investidores já estavam à espera dessa notícia. As cotações apenas tendem a reagir se o divulgado for diferente do esperado.
No caso do divulgado ser igual ao esperado poderá até acontecer um fenómeno, que apesar de estranho, no caso exemplificado corresponde à queda dos títulos no dia do anúncio do aumento nos resultados. Isto acontece devido às vendas desencadeadas pelos investidores que compraram os títulos com o inicio da publicação das expectativas de resultados, querendo assim aproveitar as subidas provocadas pela entrada de novos investidores na acção, como consequência das expectativas de resultados. Assim as posições são fechadas quando as expectativas são confirmadas, dando origem a uma frase importante nos mercados: "comprar no rumor e vender na notícia".

Tenha sempre em atenção que a mente dos investidores é que controla o mercado e por isso tente prever o que "a maioria" faz antes de você o fazer.

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