quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Arranque dos Mercados?

A bolsa nacional parece estar a ganhar um novo rumo, deixando para trás mais de 2 anos de quedas. Desde o inicio do mês de Março do corrente ano, as acções nacionais têm estado num movimento ascendente, quebrando consecutivas barreiras aos seus avanços.

Para começar uma recuperação e como os mercados antecipam a economia nos seus movimentos, a bolsa tem de vir de um movimento de queda no longo prazo, com a economia a apresentar traços de recessão e as taxas de juro em mínimos. Este é o cenário actual, ideal para começar uma recuperação, deixando para trás o pessimismo ainda presente nos investidores.
Os mínimos começam a estar cada vez mais longe para praticamente todas as acções nacionais, apesar dos resultados apresentados ainda não estarem em verdadeira recuperação e as empresas a não fazerem planos de grande dimensão para o futuro. As bolsas internacionais também acompanham esta subida da bolsa nacional, deixando uma maior confiança nos investidores.

Para os investidores que seguem apenas as médias móveis como guia para as suas entradas e saídas nos mercados, nesta altura estarão dentro à pelo menos 1 mês, porque todas as médias móveis encontram-se abaixo da cotação do Psi-20, dando mais um sinal de uma possível recuperação.
Tecnicamente o Psi-20 está prestes a passar aquilo que considero ser a barreira entre a mudança de tendência de longo-prazo, deixando para trás as quedas prolongadas. Essa resistência encontra-se entre os 7850 e 7900 pontos. Caso esta zona seja quebrada em alta e esta quebra seja consistente, estará aberta a "época das entradas longas" para os investidores de longo-prazo. Esta é sempre uma altura bastante importante nos mercados, dando-se inicio ao "bull market".
Devido aos fracos volumes de negociação que a bolsa nacional tem apresentado, um movimento tão importante poderá não ser realizado nos próximos dias, deixando lugar para uma possível lateralização entre os 6700 e os 7800 pontos, ganhado assim força para definir um próximo movimento importante.

0 comentários: