quarta-feira, 25 de março de 2009

Indecisão no Psi-20

Já passaram quinze dias desde o início de um movimento ascendente, feito por parte do índice nacional Psi-20, que levou a uma valorização de 8% em duas semanas. Muitos dos investidores que estavam do lado de fora dos mercados, devido à tendência principal ser de quedas, entraram nesta fase com posições longas, para conseguir obter mais-valias a partir deste pequeno movimento na bolsa nacional e um pouco por todas as bolsas mundiais.

Os dados fundamentais das empresas continuam a deteriorar-se, com vários novos anúncios de despedimentos, de diminuição de margens devido a aumentos nos custos de produção, ou mesmo falências, a serem divulgados diariamente.
Mas a questão principal é saber se já temos conhecimento do fundo da economia ou se ainda estão para surgir novas notícias que ninguém estará à espera. Este tipo de análise é a mais controversa sobre a crise que atravessamos, onde muitos investidores se colocam do lado pessimista, afirmando que a situação ainda se vai degradar muito mais, com muitas dificuldades a surgirem para todos, e outro grupo de investidores que não consegue ver situação pior na economia, e acreditam na recuperação dos mercados para o ano de 2009 ou inicio de 2010.

Como os mercados antecipam os movimentos da economia real, se todas as quedas na economia real ou nas finanças das empresas já estiverem pelo menos estimadas, e o mercado já as estiver absorvido,uma inversão de tendência poderá surgir no curto-prazo. Este tipo de pensamento poderá ser o que está presente em todos os analistas que colocam prazos, dentro do ano de 2009, para o fim das quedas nos mercados mundiais.

Tecnicamente o Psi-20 encontra-se a negociar sobre a linha de tendência descendente, que eu tenho referido várias vezes neste últimos dias. As próximas sessões serão assim muito importantes para determinar se a tendência de curto-prazo irá continuar ascendente, ou se pelo contrário as quedas irão voltar e um novo teste à zona de suporte entre os 5715 e os 5830 pontos irá ser feito.
As posições longas nestas alturas aumentam assim o seu nível de risco, e o melhor conselho será a colocação de "stops" apertados nestas zonas.

0 comentários: